TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Estrutural

Dissertações: Alvenaria Estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  2.893 Palavras (12 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Atualmente o grande crescimento da construção civil e a busca para a redução de custos têm motivado as construtoras a buscarem novas inovações e novas tecnologias. Estas buscas resultam na implantação e racionalização de novos e diferentes sistemas construtivos.

A alvenaria estrutural é utilizada desde a antiguidade, mas hoje ela alcança maior eficácia na racionalização, uma vez que a exista visão sistêmica do processo, onde os projetistas compatibilizam os subsistemas, como: Instalações, caixilharia, vedações, tornando a sua produção industrializada, onde reduz consideravelmente a utilização de fôrmas, armaduras e grande produção de entulhos.

Uma obra de alvenaria estrutural bem planejada destaca-se pela total ausência de “rasgos” nas paredes para as instalações hidro sanitárias e instalações elétricas, como também pela inexistência de retrabalhos.

OBJETIVO

A finalidade desta pesquisa é compreender a execução de edificações feitas pelo sistema construtivo de alvenaria estrutural com blocos de concreto. Visa ainda às vantagens e desvantagens dos sistemas de alvenaria estrutural em relação ao método convencional, bem como, as tecnologias empregadas para a obtenção da total excelência na produção de edifícios.

Foi feita uma visita técnica em um empreendimento que se enquadra no programa “Minha casa, minha vida” junto à caixa econômica federal, localizado na Rua Ana Maria – Serraria – Diadema.

SUMÁRIO

01 – Projeto de Edificações em Alvenaria Estrutural: Conceitos Básicos.

02 – Características dos Blocos de Alvenaria.

03 – Tecnologia Construtiva de Edificações em Alvenaria Estrutural.

04 – Estudo Comparativo de Custos de Edificações em Alvenaria Estrutural e Edificações em Estruturas em Concreto Armado.

05 – Considerações sobre Riscos de Edificações em Alvenaria Estrutural.

06 – Alvenaria Estrutural, Meio Ambiente, Conforto Ambiental e Sustentabilidade.

07 – Visita Técnica : Edifício Residencial em Alvenaria Estrutural.

PROJETO DE EDIFICAÇÕES EM ALVENARIA ESTRUTURAL

Definição de alvenaria estrutural: Conceitua-se de Alvenaria Estrutural o processo construtivo no qual, os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, sendo os mesmos projetados, dimensionados e executados de forma racional em um sistema que alia alta produtividade e economia, desde que executado da forma correta.

O sistema construtivo denominado de alvenaria estrutural caracteriza-se por ser composto por unidades de alvenaria (blocos de concreto, blocos cerâmicos, blocos sílico-calcáreos, tijolos cerâmicos) unidos por argamassa, dotados de propriedades mecânicas suficiente para atuarem como estrutura da edificação.

Os métodos do dimensionamento dessas estruturas são através de cálculo de confiabilidade determinável, ou seja, planejada e dimensionada para suportar as cargas destinadas ao tipo de construção em questão. Nesse tipo de processo construtivo, as paredes em alvenaria estrutural atuam, ainda, como subsistemas de estrutura e vedação de vãos.

A execução de uma edificação, independente do seu porte, requer cada vez mais redução de custo e eliminação de desperdícios na produção. O projeto, constituindo uma das etapas iniciais do processo da construção e definindo as características da edificação, influência decisivamente na exequibilidade da obra e no desemprenho do ambiente construído, já que é nessa fase que as características da edificação são definidas e os aspectos relacionados aos seus custos e qualidades são considerados.

O aumento da demanda por obras e a necessidade de agilidades nos processos construtivos estimulam a procura por tecnologia que suportassem esse crescimento do mercado de forma ampla e sistemática. A partir disso foi consolidada a tecnologia da alvenaria estrutural com blocos de concreto.

O lado vantajoso da alvenaria estrutural é a construção de obras que causam menos impacto ao meio ambiente, por ter uma reduzida produção de resíduos sólidos e menos utilização da madeira, além de evitar a produção de entulhos, já que para a instalação de tubulações, não necessita executar cortes nas paredes.

O principal desafio da alvenaria é conseguir adaptar o projeto arquitetônico ao sistema construtivo em alvenaria estrutural.

Em nosso país, ainda existe resistência na sua adoção, principalmente pelo desconhecimento das técnicas construtivas desse sistema e ainda o medo de abandonar aquelas na qual dizem respeito ao concreto armado.

Devido às dificuldades encontradas na execução do projeto para a produção de alvenaria estrutural, alguns dos principais problemas estão relacionados à coordenação modular, tais como: adequação do projeto arquitetônico à modulação dos blocos; adequação dimensional dos blocos às características de trabalhabilidade e de custo do empreendimento; compatibilização com as prescrições dos projetos das instalações do canteiro de obras.

CARACTERÍSTICAS DOS BLOCOS DE ALVENARIA

Dosagem é o processo de estabelecimento do traço do concreto, com a especificação das quantidades de cimento, agregados, água, adições e eventualmente aditivos.

Algumas precauções devem ser tomadas na dosagem do concreto para fabricação de blocos estruturais, pois sua consistência é de terra úmida, diferente do normalmente utilizado em estruturas, com consistência plástica. No concreto para fabricação de blocos existe a presença significativa de ar em volume. Dessa forma, ele não segue o princípio consagrado para o concreto de estruturas, de que é preciso menos água para aumentar a resistência.

A resistência à compressão é uma propriedade fundamental para os blocos estruturais, justamente por sua função e também porque a durabilidade, a absorção de água e a impermeabilidade da parede da parede estão intimamente ligadas a esta propriedade.

Um método racional de dosagem de concreto para blocos estruturais foi proposto por Carlos Eduardo Siqueira Tango, em 1994, compreendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com