TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alça De Preenchimento Excel E Calc

Trabalho Escolar: Alça De Preenchimento Excel E Calc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 8

Alça de Preenchimento

O pequeno quadradinho que aparece no canto inferior direito da célula ativa (a célula que está selecionada) é chamado alça de preenchimento. Quando se arrasta para qualquer direção adjacente (para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita), essa alça cria valores (preenche) nas demais células que a alça envolveu.

O comportamento da alça é quase idêntico nos dois programas... Vamos entendê-lo:

Conteúdo: Texto

Quando se coloca um texto qualquer em uma célula (como a palavra “PEDRO”), tanto o Excel quando o Calc simplesmente repetem aquele valor quando arrastados... Então, se uma célula apresentasse o conteúdo PEDRO e fosse arrastada, pela alça, para baixo, resultaria em várias células abaixo com o conteúdo PEDRO (o exemplo será mostrado mais abaixo).

Conteúdo: Texto terminado em um número

Quando o conteúdo de uma célula é um texto seguido de um número (como “CONTRATO 1”), o Microsoft Excel e o BrOffice Calc apresentam, também, o mesmo comportamento entre si quanto à Alça de Preenchimento: as células adjacentes, criadas a partir desta apresentarão o mesmo texto, mas o número final será incrementado sempre à razão de 1 (ou seja, serão criados CONTRATO 2, CONTRATO 3, e assim por diante).

Há, porém uma pequena diferença: quando se arrasta para cima, ou para a esquerda (é o que se considera “voltar”) o BrOffice.org Calc faria CONTRATO 1 virar

CONTRATO 0, CONTRATO -1, CONTRATO -2 e continuaria nos números negativos...

O Excel não usa números negativos em suas células que começam com texto (pelo menos, a alça de preenchimento não faz isso, os números nunca ficam negativos), ou seja, o Excel transforma CONTRATO 1 virar CONTRATO 0,

CONTRATO 1, CONTRATO 2, CONTRATO 3 e assim vai, quando arrasta-se para cima ou para a esquerda pela Alça de Preenchimento.

UMA DICA: o Excel tem uma “esquisitice” inteligente... Escreva, em qualquer célula, a expressão TRIM 1 e a arraste pela alça... O Excel fará TRIM 2, TRIM 3, TRIM 4, TRIM 1, TRIM 2... Opa! Voltou? Sim! TRIM significa Trimestre para o Excel (e só há 4 trimestres no ano!)... Que coisa, ein? (também serve com a palavra TRIMESTRE inteira). O Calc não tem essa frescura! Ele faria TRIM 1, TRIM 2, TRIM 3, TRIM 4, TRIM 5, TRIM 6...

Conteúdo qualquer item de uma lista conhecida

São listas conhecidas pelos dois programas em suas configurações padrão: Dias da semana (abreviados com

3 letras), Dias da semana (por extenso), Meses (abreviados com 3 letras) e Meses (por extenso). Em qualquer um dos casos, tanto o Microsoft Excel quanto o BrOffice Calc fazem o mesmo: preenchem a seqüência. Isto é, se for colocado o termo ABRIL numa célula e esta for arrastada para baixo pela Alça de preenchimento, os dois programas criarão: MAIO, JUNHO, JULHO e assim por diante...

Arrastando-se para cima, também não há diferença: ABRIL viraria, nos dois programas, MARÇO,

FEVEREIRO, JANEIRO e assim sucessivamente...

Claro que o usuário poderá criar suas próprias listas personalizadas, como os nomes das cidades onde certa empresa tem filiais, mas como essas listas não são parte da configuração padrão e original dos dois programas, não seria interessante listá-lo aqui!

Conteúdo: Numero

Caso se queira que o Excel ou o Calc faça uma P.A. (progressão aritmética) com a alça de preenchimento, é necessário escrever, no mínimo, dois valores (um em cada célula), e selecionar as duas células simultaneamente para, depois disso, usar a alça na direção em que as células estão relacionadas...

Exemplo: escreve-se 1 numa célula qualquer e depois escreve-se 5 na célula imediatamente abaixo desta. Ao se selecionar ambas e usar a alça, pode-se arrastar para baixo para criar 9, 13, 17, 21, 25... ou arrastar para cima para conseguir -3, -7, -11... (ou seja de 4 em 4, pois a direferença entre os dois números iniciais é 4).

Essa técnica de escrever dois valores (em duas células vizinhas) e arrastá-los serve tanto para o Excel quanto para o Calc! Do mesmo jeito!

A diferença é quando se escreve apenas um único número numa célula:

No Excel, qualquer número colocado numa célula é repetido quando arrastado para qualquer direção. Isto é, se é inserido o número 1 em qualquer célula e este é arrastado pela alça de preenchimento para baixo (ou qualquer outra direção), será criado 1, 1, 1, 1 etc. nas demais células!

No Calc, ao escrever um número 1 numa célula e arrastá-lo para baixo (sem selecionar nenhuma outra célula), o Calc fará uma P.A. de razão 1. Ou seja, as demais células serão 2, 3, 4, 5, etc. (como se tivéssemos escrito 1 e 2 e arrastado).

Portanto, a maior “pegadinha” na prova seria dizer o que acontece quando se arrasta um número! Lembre-se

bem disso: No Excel, números são repetidos! No Calc, sempre se cria uma seqüência numérica incrementando de 1 em 1.

Conteúdo: Data e Hora

Quando se escreve 16:30, no Excel, e arrasta-se pela alça, para baixo, o programa cria, automaticamente

17:30, 18:30, 19:30 e assim por diante, de 1:00 em 1:00 hora! O Calc apenas repetirá o 16:30 (ele entende o valor como sendo um valor de hora, mas não o incrementa, apenas o repete).

Quando se escreve uma data do tipo 01/09/2003, ambos os programas agem do mesmo jeito: incrementam as próximas células em um dia, criando, por exemplo: 02/09/2003, 03/09/2003, 04/09/2003 etc.

Quando se escreve uma data do tipo Jan/07, apenas o Excel a entende como sendo uma data do tipo Mês/Ano e com isso o Excel cria Fev/07, Mar/07, Abr/07 e assim sucessivamente. O Calc, por sua vez, nem chega a entender esse valor como uma data, mas apenas como um texto (seguido de um número) e, como foi visto, o comportamento dele para com esse tipo de dado é incrementar o número (ou seja, ele viraria Jan/08, Jan/09, Jan/10 e assim vai...)

Parece que ele está atualizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com