TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amanda.pecn@hotmail.com

Trabalho Universitário: Amanda.pecn@hotmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 3

AVA – Aula 07.

1- Leia a descrição a seguir:

É um modelo de compartilhamento de conhecimento Interorganizacional descentralizado, não depende da relação com fornecedores de uma grande indústria, mas sim da capacidade de explorar as redes disseminadas de empresas semelhantes, instituições de pesquisa e universidades. A qual modelo de gestão a definição se refere?

Resposta Correta

Modelo das empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos EUA.

2- Leia, com atenção, a definição a seguir:

“Este modelo ocorre por meio da associação com fornecedores em torno de uma única grande empresa, portanto, vínculos densos de propriedade com os seus afiliados, história compartilhada e adesão com sua cultura”. A qual modelo de gestão a definição se refere?

Resposta Correta

Modelo da montadora Toyota, no Japão.

3- Leia o texto a seguir:

“Os modelos do Vale do Silício e da Toyota divergem consideravelmente no tipo de laço que vincula as empresas, no grau de exclusividade e na duração desses laços. No caso da Toyota, vemos interações íntimas, de longo prazo, apoiadas por uma cultura compartilhada que abrange um conjunto de empresas e estruturas formais de comando com laços de propriedade. No Vale do Silício, vemos um conjunto mais amplo de laços, redes amplas e diversas, movendo-se e reconfigurando-se rapidamente.”

NONAKA I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008, p. 209.

Com base na perspectiva de Nonaka e Takeuchi, é correto dizer que:

Resposta Correta

Os modelos são exemplos contrastantes de criação do conhecimento Interorganizacional, sem que possamos dizer que um modelo seja superior ao outro em todas as situações de inovação.

4- Com relação ao método do Balanced Scorecard (BSC), considere:

Resposta correta:

I, III e IV.

5- A análise de redes sociais nas empresas, ou “análise de redes organizacionais”, tem sido alvo de inúmeros estudos recentes na área de Administração. Um dos modelos de análise de redes sugere que as redes devem estar alinhadas aos objetivos da organização. Se a organização lida com projetos inovadores, a rede interna deve ser reorganizada conforme o projeto, por exemplo. Os três passos sugeridos para a análise de redes organizacionais são, na ordem:

Resposta correta: 1 – Inventário cultural; 2 – Análise da rede existente; 3 – Reconfiguração da rede, se necessário.

6- Já existem ferramentas de análise de redes sociais e de fóruns que extraem informações relevantes baseadas no que as pessoas escrevem. Considere milhões de pessoas escrevendo na internet o tempo todo o que pensam, acham ou desejam. Pense nas possibilidades desse tipo de ferramenta para a gestão do conhecimento: medir a aceitação de produtos, direcionar esforços de inovação, avaliar uma marca e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com