TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flaviofilus@hotmail.com

Artigo: Flaviofilus@hotmail.com. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução p.3

2. 1 Derivada p.4

3. 1 Cálculos Estequiométricos p.5

4. 1 Desenvolvimento Sustentável p.6

4.2 Perfil produtor do Brasil p.7

5.1 Conceito Eletroquímica p.8

5.2 Importância da Eletrolise p.8

7. Conclusão p.9

8. Bibliografia p.10

3

1.1 Introdução

No cálculo, a derivada representa a taxa de variação instantânea de uma função. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo a função aceleração é a derivada da função velocidade. Diz-se que uma função f é derivável se, próximo de cada ponto a do seu domínio, a função f(x) - f(a) se comportar aproximadamente como uma função linear, ou seja, se o seu gráfico for aproximadamente uma reta. O declive de uma tal reta é a derivada da função f no ponto a.

Um aspecto a ter em conta antes de efetuar um cálculo, e em particular antes de calcular uma derivada, é pensarmos no método mais simples de o abordar. O fato de nos habituarmos a pensar em maneiras alternativas de escrever as funções facilitará muito o nosso trabalho.A aplicação imediata de uma regra de derivação, sem ter em atenção este aspecto, leva, frequentemente, a contas bem mais complicadas do que seria necessário, com grande perda de tempo e aumento do risco de erro.Há ainda uma agravante,o fato de não derivarmos de uma forma eficiente não nos prepara adequadamente para o estudo, que se segue, das primitivas.

Para todo movimento podemos associar uma grandeza chamada velocidade que é o quociente entre a variação de espaço e a variação de tempo utilizado pelo móvel neste percurso. A velocidade mede a variação da posição do móvel no tempo, e nos fornece um valor que expressa o quanto o móvel está rápido ou devagar ao realizar um percurso.

Quando, em algum exemplo ou exercício de cinemática, estiver o termo velocidade escalar, nos referirmos a uma grandeza escalar (que tem apenas valor numérico), sem nos preocupar com direção e sentido, que são características de um vetor.

O conceito de velocidade média ou velocidade escalar média é diferente do conceito de velocidade instantânea. A velocidade média esta ligada a um intervalo de tempo t enquanto a velocidade instantânea a um instante de tempo t.

4

2.1 Derivada

A velocidade que o velocímetro do carro mostra é a Velocidade Instantânea do carro, ou seja, a velocidade que o carro está no exato momento em que se olha para o velocímetro.

A velocidade instantânea de um móvel será encontrada quando se considerar um intervalo de tempo ( ) infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tender a zero ( ).

Para realizar o cálculo de velocidade instantânea, os seja, quando o intervalo de tempo for muito próximo a zero, usa-se um cálculo de derivada:

Derivando a equação do deslocamento em movimento uniformemente acelerado em função do tempo:

1. Introdução p.3

2. 1 Derivada p.4

3. 1 Cálculos Estequiométricos p.5

4. 1 Desenvolvimento Sustentável p.6

4.2 Perfil produtor do Brasil p.7

5.1 Conceito Eletroquímica p.8

5.2 Importância da Eletrolise p.8

7. Conclusão p.9

8. Bibliografia p.10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com