TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gore-temaria@hotmail.com

Monografias: Gore-temaria@hotmail.com. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  7.424 Palavras (30 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 30

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ORIONE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARDSON ARLEY DA CRUZ ALVES

A ADMINISTRAÇÃO NA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

ARAGUAÍNA

2013

MARDSON ARLEY DA CRUZ ALVES

A ADMINISTRAÇÃO NA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Monografia apresentada à faculdade católica Dom Orione como requisito parcial à obtenção de grau de bacharel em Administração de empresas.

Prof.ª Orientador(a): Deuzamara

ARAGUAINA

2013

MARDSON ARLEY DA CRUZ ALVES

A ADMINISTRAÇÃO NA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Esta monografia foi julgada adequada para obtenção do grau de bacharel em administração do curso de administração de empresas da Faculdade Católica Dom Orione e aprovada em sua formal em _________ de __________ 2012.

Coordenador de Curso:

_____________________________________________________________________________

Apresentado a banca examinadora composta pelos professores:

_______________________________________________________________________________

Profº Orientador

__________________________________________________________________________

Profº Membro

__________________________________________________________________________

Profº Membro

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus, por ele ter me dado forças nos momentos difíceis, a minha família, em especial.

AGRADECIMENTO

A Deus, a minha orientadora Deuzamara aos membros da banca. Agradeço também aos meus colegas de caminhada e a todos que fizeram parte da minha vida durante este período.

O respeito que se tem por os outros não pode ser considerado inferior a objetivos primários, a primazia do respeito deve por motivos óbvios superar tudo o que se tem como foco.

Mahatma Ghandi

RESUMO

ABSTRACT

SUMARIO

CONTEXTO HOSPITALAR

O próprio histórico do hospital serve de justificativa para a importância que a humanização tem hoje. Com o desenvolvimento da medicina, o Hospital foi assumindo novas características, superando aos poucos, a distinção que existia entre o atendimento curativo e o preventivo. Atualmente, entende-se que ele deve atuar em todos os serviços de saúde, desde a prevenção até a reabilitação. Esta ideia foi expressa por Campos (1956) quando se referiu ao conceito de hospital definido pelo Ministério da Saúde:

[...] parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médico-sanitário completa, tanto curativa como preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, e cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamentos de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente. (p. 20)

Neste conceito está presente a preocupação com a prevenção e a cura, mas Lima Gonçalves (1983) vai além, afirmando que o hospital não pode se isolar da comunidade que pretende servir. A sociedade integra e interferem em sua própria origem, em sua política e em sua atuação, manutenção e desenvolvimento. E o hospital é um prestador de serviços no campo assistencial, na prevenção e restauração da saúde, devendo proporcionar meios para pesquisas e ensino em todas as atividades relacionadas com a saúde. Já no terceiro milênio Mezzono (2003) cita o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara sobre o tema:

[...] o hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde cuja função é dispensar à comunidade completa assistência médica, preventiva e curativa, incluindo serviços extensivos à família em seu domicílio e ainda um centro de formação dos que trabalham no campo da saúde e para as pesquisas biossociais. (p. 20)

Além da assistência, da prevenção, da cura e da pesquisa, está presente neste texto a ideia de formação profissional. Reconhece-se que o hospital deve ser um centro de formação médica e de investigação biossocial. Ou seja, o hospital é um todo que busca proporcionar a manutenção do bem estar físico, social e mental do ser humano.

Por tudo o que acontece em um hospital, pode se dizer que ele é um retrato da fragilidade física do indivíduo, sendo ao mesmo tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com