TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amassador De Latas

Ensaios: Amassador De Latas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O presente trabalho contempla o projeto detalhado e a construção do protótipo de um amassador de latas com válvula direcional artesanal, onde se procura buscar uma solução de baixo custo para facilitar esta atividade. Observa-se também oportunidade de desenvolver um equipamento onde ajudaria muito os catadores de latinhas, colaborando para a segurança do operador, aumentando a produtividade e diminuindo o esforço exercido. A solução encontrada é considerada de baixo custo visto que os materiais utilizados em sua fabricação originam-se de sucatas de peças encontradas em ferro velho. Opta-se pelo sistema pneumático por exigir um investimento relativamente pequeno. A redução nos custos operacionais torna-se possível devido a rapidez nos movimentos pneumáticos e menor exigência do homem em operações repetitivas, permitindo aumentar a produtividade. Além de contemplar o projeto detalhado e a construção do protótipo, o trabalho apresenta testes e sugestões de melhoria, visando oferecer uma melhor qualidade de trabalho aos catadores de latinha que tanto sofrem.

Palavras Chave: Protótipo. Amassador de latas. Acionamento Pneumático

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, e 52,8% dos municípios Brasileiros dispõem seus resíduos em lixões.

Atualmente estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador.

E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.

E um dos principais produtos desses catadores é a latinha de alumínio. Essa característica é de suma importância para melhores condições de trabalho para os empregados do setor. Nessas condições, evidenciam-se alguns desafios. Entre eles, na trajetória de crescimento continuado, pode citar-se o aumento da produtividade e a crescente importância com a segurança dos trabalhadores.

Sendo assim, faz necessário investir no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para que haja ganho não só na produção mas também que garanta a segurança.

Buscando oferecer melhores condições de trabalho e mais segurança para os trabalhadores, foi desenvolvido nesse trabalho um amassador de latas de alumínio para substituir a forma como eles amassam as latas, com as mãos ou com os pés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com