TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Das Empresas

Artigos Científicos: Ambiente Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Na pratica, os cenários são derivados de modelos mentais compartilhados e consensuais a respeito do ambiente e são criados de maneira a propor descrições de possíveis futuros. Contudo, o que acontece no ambiente esta fora da empresa.

No entanto, os cenários não funcionam apenas como uma ferramenta para gerar desdobramentos futuros a respeito do ambiente, ajuda o administrador a aprender a construir imagens alternativas de futuro e não constituem simples extrapolação de tendências atuais. Existem os cenários de primeira e segunda geração.

1. Cenários de primeira geração: são conhecidos com cenários ambientais

2. Cenários de segunda geração: são conhecidos como cenários estratégicos.

A influência Ambiental

Alguns autores afirmam que as características ambientais são variáveis independentes, enquanto as características organizacionais, variáveis dependentes. Essa tese de dependência é a base da Teoria da Contingência. Concluíram que existem dois problemas organizacionais básicos, a diferenciação e a integração empresarial.

1. Diferenciação: é a divisão da organização em subsistemas ou departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada em um contexto ambiental também especializado.

2. Integração: é o oposto da diferenciação corresponde ao processo gerado por forças ambientais no sentido de alcançar a unidade de esforços e a coordenação entre os vários subsistemas ou departamentos da empresa.

Ambos os estados são opostos e antagônicos e constituem a maneira pela qual uma empresa deve ser organizada para toda e qualquer situação ambiental. Essa divisão do trabalho entre departamentos ou subsistemas conduz a diferenciação.

A empresa que mais se aproxima das características requeridas pelo ambiente esta mais sujeita ao sucesso do que aquela que se afasta delas.

A Teoria da Contingencia: não existe uma única melhor maneira de se organizar uma empresa.

As empresas precisam ser constante e sistematicamente ajustadas ás metas coletivas, aos objetivos individuais e ao ambiente que as envolve. As indústrias podem ser divididas em dois tipos: Mecanísticos e Orgânicos.

Mecanísticos, são rígidos e definidos.

Orgânicos, são definidos e adaptados a condições ambientais e instáveis quando os problemas exigências de ação não podem ser fragmentados e destruídos.

Imperativo Ambiental

Quanto maior as contingências e coações do ambiente de tarefa, tanto maior a necessidade de flexibilidade e mudança organizacional para que a empresa possa adequar-se continuamente as demandas ambientais. As empresas somente serão bem-sucedidas se conseguirem se adaptar as exigências ambientais.

Para compreender a estrutura e o funcionamento da empresa, torna-se necessário conhecer seu ambiente de tarefa e sua tecnologia já que são as principais fontes de coações e contingencias. O administrador precisa ter um olhar lá fora. Enxergar o ambiente, conhecer o mercado, os clientes e consumidores, os concorrentes. Enquanto o ambiente de tarefa é a principal fonte externa de coação e contingencias, a tecnologia é a principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com