TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos ambientes da empresa

Trabalho acadêmico: Análise dos ambientes da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 1ª PARTE 5

2.1 MISSÃO 5

2.2 VISÃO 5

2.3 VALORES 5

2.4 OBJETIVOS 6

2.5 ANÁLISE DOS AMBIENTES DA EMPRESA 6

2.5.1 Ambiente interno e externo 6

2.5.2 Ambiente externo 7

2.5.2.1 Dados secundários 7

2.5.2.2 Fontes de informações 7

2.5.3 Situação atual do ambiente externo 8

3 2ª PARTE – ANÁLISE DOS DADOS 9

3.1 ANÁLISE SWOT 9

3.2 ANAGRAMA 10

3.3 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS 10

3.3.1 Marketing 10

3.3.2 Recursos humanos 10

3.3.3 Sistemas de informação 11

3.3.4 Sugestão do grupo: área comercial 12

4 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem por objetivos apresentar os resultados obtidos para os pontos abordados propostos pelos orientadores na ementa das disciplinas do sétimo semestre

Para obter os resultados para os tópicos em questão, foram efetuadas pesquisas e análises em materiais com conteúdo administrativo, buscando uma síntese para a elaboração do trabalho, fundamentando conforme o que fora pesquisado. Conhecimento em Administração de sistemas de informação, Administração estratégica, pesquisa em negócios, servirão de embasamento para as respostas referente aos desafios propostos.

Com isso, a elaboração deste trabalho é de grande importância para o aperfeiçoamento do conhecimento em Administração para o futuro gestor, ampliando sua visão para o empreendimento, auxiliando nas análises dentro de uma organização.

1ª PARTE

1 MISSÃO

Para Drucker (2000), uma empresa não se define

apenas pelo seu nome, estatuto ou produto que faz ou serviço que presta, ela se define pela sua missão.

Com isso, temos que somente uma missão claramente definida é razão de existir de uma organização, tornando os objetivos claros, realistas e alcançáveis dentro da mesma.

Para isso a empresa em análise toma como missão o seguinte: Assegurar o deslocamento dos clientes com qualidade, segurança e conforto, visando a satisfação de todos os nossos públicos, através da sustentabilidade.

2 VISÃO

Conforme Collins e Porras (1996), o sucesso dos grandes navegadores estava fundado na informação de sempre saber onde fica o norte. Sabendo aonde querem ir e o que fazer quando chegar ao destino.

Em um organização, tais informações precisão estar muito claras para que a sua missão seja cumprida com êxito.

É muito importante ressaltar que a visão deve ser conhecida, assim como a missão, valores e objetivos, por todos os colaboradores da empresa.

Com isso, a empresa em análise possui a seguinte visão: Obter reconhecimento como empresa de classe nacional até 2018.

3 VALORES

Segundo Pereira (2008), os fundadores possuem um conjunto de valores estabelecido no momento que criam um empreendimento, geralmente muito antes de desenvolver até mesmo uma ideia informal da definição da missão ou de um conjunto de objetivos.

Com isso, a empresa pesquisada, tem os seguintes valores principais: Valorização dos colaboradores, atuar de forma responsável na relação com os clientes, responsabilidade socioambiental, parceria com os fornecedores, compromisso com a melhoria contínua, reconhecimento do lucro como fator de desenvolvimento.

4 OBJETIVOS

Objetivos são resultados quantitativos e qualitativos

que as organizações tração para alcançar em prazo determinado, o cumprimento de sua missão.

A empresa em destaque, possui objetivos de crescimento de aumentar o faturamento em 50% até 2018. Objetivo de participação de mercado, possuir 5% do mercado até 2018.

5 ANÁLISE DOS AMBIENTES DA EMPRESA

1 Ambiente interno e externo

O ambiente externo é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização e que influenciam e são influenciados por ela.

Basicamente o ambiente externo é dividido em Microambiente e Macroambiente.

Microambiente refere-se aos indivíduos que afetam a capacidade da empresa na obtenção de lucros, é formado por clientes, concorrentes, distribuidores e fornecedores.

Macroambiente é o sistema no qual a empresa está inserida, que não podem ser controlado por ela, mas que interagem com ela. Essas variáveis podem ser aspectos sociais, demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, legais e sociais.

O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração. É formado por fatores internos que devem ser observados, como produtos, capacidade, serviços e estratégia.

2 Ambiente externo

Ambiente externo é tudo que está fora da empresa: o contexto do mercado de transportes nacional, inovações tecnológicas, situação econômica do pais, comportamento de compra dos clientes.

1 Dados secundários

A aplicação correta de métodos de coleta de dados já existentes, ou Dados Secundários, torna possível visualizar rapidamente os diversos meios em que estão inseridos os objetos de estudo, sejam estes internos ou externos à Empresa.

Tais técnicas permitem obter, com baixo custo, internamente ou fora da Empresa, uma grande variedade de dados para investigação.

Dados secundários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com