TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de processo

Seminário: Ambiente de processo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Seminário  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Tecnológico

Ambiente tecnológico

O ambiente tecnológico são novas tecnologias, que proporcionam valor e estimulam os investimentos e atividades econômicas, sendo assim essa nova tecnologia, elimina algumas necessidades mais acabam criando outras neste novo mercado.

Hoje as Empresas têm que estar antenados e preparados a novas mudanças e aproveitar novas oportunidades que surgem ao decorrer do tempo, sendo assim o profissional de Marketing deve observar as tendências tecnológicas.

Variação dos Orçamentos e Desenvolvimento

A criação de algo novo aumenta o mercado e também elimina algumas necessidades, podemos afirmar que quem investe em desenvolvimento acaba tendo uma maior vantagem nesse setor.

Países bem desenvolvidos economicamente como EUA, Japão entre outros, acabam investindo mais em pesquisas e desenvolvimento criando assim uma concorrência saudável, pois com essa concorrência nos todos estamos sendo beneficiados (Empresas/ Publico-Consumidor) com esses avanços.

Avanços Tecnologicos

A legislação exige que todo produto que estar pra ser colocado a venda deve passar por um processo de teste, isso para evitar algum dano ao consumidor, dando-lhe segurança e conforto.

Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa

Ambiente Tecnológico

O ambiente tecnológico é formado pelos conhecimentos e informações relativos aos processos e produtos de seu ramo de negócios e pelas organizações que o produz. As organizações utilizam alguma fo

AMBIENTE ECONÔMICO – Do ponto de vista de Marketing, a principal implicação decorrente de alterações no ambiente econômico está relacionada ao comportamento da demanda.

Isso significa, em outras palavras, que a demanda apresenta um alto grau de sensibilidade às variações dos quadros econômicos, podendo, em alguns casos, comprometer seriamente as expectativas de resultado das empresas.

Diante dessa certeza, surge a inevitável pergunta: como elaborar um planejamento de Marketing, com alguma consistência, em uma conjuntura instável e volátil?

A experiência tem mostrado que, além da preocupação em monitorar o ambiente econômico e desenvolver cenários de médio prazo, a inclusão de planos alternativos, dentro do planejamento de Marketing, tem sido de grande utilidade, pois (1) possibilita a “correção” de rota, dentro do mesmo exercício (2) auxilia a empresa na tarefa de acompanhar as mudanças conjunturais e (3) amplia as possibilidades de geração de novos resultados financeiros/mercadológicos.

Assim, em quadros conjunturais adversos, que tal proceder a uma revisão na política comercial? Agregar valor ao produto? Melhorar o atendimento? Realizar ações promocionais de curto prazo?

Essas e outras medidas podem ser enquadradas na rubrica “Plano B”, cuja implementação deverá ocorrer dentro de determinados parâmetros e com devida cautela, pois são conjunturais e pontuais.

. AMBIENTE TECNOLÓGICO – Em segmentos competitivos, a variável tecnologia pode ser um fator determinante para continuidade ou mesmo crescimento dos negócios.

Isso porque toda e qualquer inovação tecnológica que agregue valor a produtos e serviços amplia a percepção do consumidor, estabelece uma nova relação custo-benefício e proporciona vantagem competitiva.

A tecnologia tem sido, em grande parte, responsável pelo rápido crescimento e pelo desaparecimento de muitas empresas e produtos.

Crescimento para aquelas empresas que souberam inovar, introduzir melhoria nos processos produtivos e descobrir novas formas de se relacionar com o mercado.

Morte para aquelas empresas que não conseguiram perceber os movimentos da concorrência, os avanços (muitas vezes silencioso) do conhecimento coletivo e não tiveram a preocupação de modificar ou introduzir melhorias em seus produtos ou serviços.

Alguns estudiosos consideram a tecnologia como fator gerador de “destruição criativa”, ou seja, a cada avanço surge uma nova classe de produto, que elimina a anterior (transistor x válvula, xerografia x papel carbono, DVD x videocassete, CD x vinil, computador x máquina de escrever, entre outros exemplos).

Mas, não é preciso ir tão longe. Uma simples modificação de embalagem (tradicional para vácuo, por exemplo), pode representar uma importante vantagem competitiva importante. Ou ainda uma pequena alteração na fórmula do produto, como adicionar um novo aroma, pode modificar a percepção do consumidor e estimular a demanda.

Isso significa que a introdução de inovações tecnológicas não depende, apenas, pesados e expressivos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (se houve dinheiro, melhor), mas também da imaginação e da criatividade de todos que atuam na organização, além de uma certa inquietude com procedimentos rotineiros e tradicionais.

Se o dinheiro está curto, o melhor caminho é a aproveitar e desenvolver as capacidades internas.

Um bom programa de Endomarketing, que efetivamente estimule as pessoas a participarem do esforço de melhoria de qualidade e do processo de geração de idéias e sugestões para novos produtos e procedimentos, pode ser uma alternativa interessante e econômica.

Experimente. Utilize a tecnologia como um fator de oportunidade para a sua empresa e de ameaça para os seus concorrentes.

Se você não pode controlar as forças do ambiente, evite ser surpreendido pelos acontecimentos e utilize o potencial existente no mundo exterior em favor da sua empresa.

AMBIENTE ECONÔMICO – Do ponto de vista de Marketing, a principal implicação decorrente de alterações no ambiente econômico está relacionada ao comportamento da demanda.

Isso significa, em outras palavras, que a demanda apresenta um alto grau de sensibilidade às variações dos quadros econômicos, podendo, em alguns casos, comprometer seriamente as expectativas de resultado das empresas.

Diante dessa certeza, surge a inevitável pergunta: como elaborar um planejamento de Marketing, com alguma consistência, em uma conjuntura instável e volátil?

A experiência tem mostrado que, além da preocupação em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com