TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Integração Contínua Em Ambiente De QualidaDe Controlada Utilizando Ferramenta Open Source

Artigos Científicos: Processo De Integração Contínua Em Ambiente De QualidaDe Controlada Utilizando Ferramenta Open Source. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 7

Um dos principais problemas com relação à falta de qualidade dos softwares é o seu processo de análise de requisitos. Este trabalho tem por objetivo levantar essa questão e apresentar metodologias que possam solucionar esse problema.

Levantando algumas questões referentes aos princípios teóricos embasados e que envolvem a disciplina, apresentamos algumas reflexões e estratégias com relação a importância da análise dos requisitos e sua característica principal, tendo como base a qualidade no desenvolvimento de softwares, assim como as medidas necessárias para adotar conceitos relacionados a qualificação dos softwares, com foco nas estruturas de alguns processos e em normas e padrões de qualidade como: CMMI, Normas ISO 9000 e SPICE.

Palavras-chaves: Processo de software, qualidade de software e requisitos de software.

ABSTRACT

One of the problems related to lack of quality software is the process of requirements analysis. This paper aims to raise this issue and provide methodologies that can solve this problem.

Raising some issues relating to theoretical principles and grounded involving discipline, we present some thoughts and strategies regarding the importance of requirements analysis and its main feature, based on the quality of software development as well as the necessary steps to adopt concepts related to classification of software, focusing on the structures of some processes and standards and quality standards such as CMMI, SPICE and ISO 9000.

Key words: Software process, software quality and software requirements.

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentará como ter um software de qualidade utilizando os seguintes Modelos de Processos de Qualidade de Software, tais como: CMMI, Normas ISO 9000 e SPICE e como essas ferramentas são aplicadas para avaliar e analisar os requisitos dos sistemas de informação.

A gestão de testes de software reúne várias técnicas que tem como objetivo o teste e a investigação do software, com a finalidade de fornecer informações sobre a sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar, incluindo o processo de verificação de problemas e defeitos.

O foco é identificar pontos fundamentais na escolha de um modelo a ser implementado nas empresas que visam manter e melhorar a qualidade dos padrões dos softwares já utilizados, assim como desenvolver novas ferramentas e novos softwares. As empresas devem investir em Engenharia de Software, e permitir a melhoria e qualidade nos projetos a serem implantados, para não correr o risco de fracasso nos projetos a serem desenvolvidos. Muitas empresas acabam desperdiçando dinheiro e tempo em projetos mal sucedidos e conseqüentemente deixam de atingir seus objetivos e metas propostas.

Não se pode garantir que todo software funcione corretamente sem nenhum defeito, dependendo do tamanho do projeto e o número de pessoas envolvidas a complexidade aumenta, assim como aumentam as chances de erros nos softwares, então é preciso dedicar mais tempo nos testes para que seja alcançada a devida qualidade, e para que isso ocorra, é necessário que o software tenha o mínimo de erros possíveis. Os softwares devem ser testados e os erros encontrados filtrados a fim de sanar os problemas detectados.

Uma boa maneira para se criar os processos de testes, seria tomar como base modelos sugeridos por entidades internacionais e respeitados no assunto.

1.1 Contextualização

1.2 Objetivo de Pesquisa

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise dos Modelos de Processos de Qualidade de Software, tais como: CMMI, Normas ISO 9000 e SPICE. A escolha de um dos modelos de Processos de Qualidade de Software a ser apresentado é importante no que tange a definição de um sistema integrado e adequado a ser adotado por uma empresa.

Um projeto bem implementado, testado e com um bom desempenho garante um software que atenda as necessidades e requisitos das empresas, ao gerar recursos, segurança e constantes melhorias no sistema e nos processos. As empresas têm buscado no mercado um produto de software de qualidade, porém muitos desses produtos ainda são complexos.

A escolha de um software deve ser feita baseada em suas aplicações e na qualidade do produto oferecido. O trabalho apresentará alguns modelos de Processos de Qualidade de Software citados anteriormente, demonstrando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Também mostraremos como as ferramentas ajudam na produtividade, ao aplicar na prática o processo abordado.

1.3 Motuação

1.4 Metodologia Proposta

O proposto trabalho tem como base de sua pesquisa materiais utilizados no decorrer do curso de Pós Graduação, assim como artigos e debates sobre a Qualidade de Software, além de materiais de Teses, Dissertações e Monografias da área.

1.5 Visão Geral de Pesquisa

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com base nos aspectos, qualidades, características e comparações dos modelos de processos em qualidade de software em questão, o trabalho será fundamentado teoricamente nos seguintes modelos: CMMI, Normas ISO 9000/IEC-9126, ISO/IEC 12119, ISO/IEC 12207, ISO/IEC 14598 e SPICE.

2.1 Engenharia de Software

2.2 Processo de Software – Métodos Ágeis

Conforme Poulin (1998) processos são meios pelos quais pessoas, procedimentos, métodos, equipamentos e ferramentas são integrados para produzir um resultado final desejado.

Observando-se as aplicações dos conceitos sobre sistemas e processos, em determinados casos essas terminologias são empregadas indistintamente. Segue dois aspectos básicos para diferenciar conceito de sistemas:

a) sistemas são definidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com