TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Ensaios: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO.

Podemos definir a inflação como o aumento dos preços na economia, esse fato chamamos de processo inflacionário, destinado a todos os bens econômicos. A inflação é medida como aumento do índice de preços, que podemos citar como dois tipos:

 IGP: Índices gerais de preços

Os índices gerais de preços buscam medir a inflação como um conceito amplo na economia, envolvendo de atacado, varejo e construção civil, os principais IGP, são medidos pela (FGV) Fundação Getulio Vargas. Índice de Preço ao Consumidor (IPC) busca medir a inflação do varejo que atinge diretamente os consumidores. Destacam-se os índices:

• Índice de Preço ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, que é o índice oficial do Brasil:

• Índice de preço ao consumidor calculado pela FIPE na cidade de São Paulo.

• Índice de custo devida do Dieese calculado pelo Dieese ligado ao sindicato.

As causas e consequências da inflação

As principais consequências da inflação são:

 Impor custos a sociedade de emissão e controle de moedas.

 Aumento da concentração de renda.

 Diminuição do crescimento econômico.

Há três tipos principais pelas causas da inflação, que são:

 Inflação de demanda.

 Inflação de custo e inflação crônica.

A Inflação de Demanda

Índice que mede, a utilização da capacidade produtiva de determinadas fabrica, trabalhadores, maquinas e equipamentos etc. se por alguma razão a demanda atingir valores próximo ou mesmo superiores, ao índice de utilização da capacidade produtiva, não é possível bens suficiente para atender toda a demanda.

Existem duas possibilidades para combater a demanda:

1- Aumentar a taxa de juros.

2- Aumentar os impostos ou cortar gastos e investimentos públicos.

A Inflação da Oferta

A inflação da oferta, chamada também de inflação de custo, está relacionada a um forte aumento de preço dos insumos que são importantes na economia, podemos chamas de estoque de oferta. Esse processo é mais grave em mercados de oligopólio e monopólio, que tem aumento maios sobre os preços.

Inflação Crônica

O setor causador da inflação crônica e o público, o resultado financeiro do setor público pode ser definido de forma simplificada: Setor público, Receita de Impostos, Gastos, Investimentos, Juros pagos pelas divida.

Assim se o setor público tem recorrente déficits fiscais, torna-se cada vez mais difícil aumentar impostos e cortar gastos. No Brasil, para se proteger da inflação crônica, os agentes econômicos desenvolveram a indexação de preços, reforçada pela correção monetária, é uma forma de manter sempre atualizados os preços, mediante a algum índice que acompanha a inflação.

A importância da Inflação na Analise de Investimento

A Análise de investimentos utiliza em geral, um período de tempo de diversos anos, a inflação acumulada pode distorcer totalmente a análise se não for considerada corretamente. Portanto, desprezar o efeito da inflação em projetos de investimentos pode distorcer demais resultados obtidos, especialmente em investimentos por períodos mais longos.

A Inflação no Brasil

O Brasil já enfrentou grave e continuas crises financeiras, seguidas de inflação em níveis altíssimos. A fim de combater esse problema foram implementados planos econômicos na época do governo de Sarney e Collor, que acabou gerando desconfiança e instabilidade econômica, uma vez que tais planos conhecidos como heterodoxos utilizavam não somente instrumentos tradicionais de combate à inflação tais como elevar a taxa de juros e cortar gastos do Orçamento da União, mais também usava instrumentos pouco usuais e muitas vezes arbitrários tais como, congelamento de preços, fixação arbitraria de prestações de contratos, entre outras.

A metodologia do IGP-M.

O IGP-M tem por objetivo medir a inflação de uma forma mais transparente na economia, considera não apenas a variação dos preços finais ao consumidor, mais também os preços no atacado e os preços da construção civil. Seu objetivo é espelhar os preços da economia em sentido amplo.

Metodologia do IPCA

O IPCA tem por finalidade medir somente a variação de preços ao consumidor, ou seja, os preços dos bens diretamente consumidos, também conhecido como preços no varejo. Enquanto no IGP-M reflete apenas 30% de sua composição, no caso do IPCA a metodologia dos preços no varejo corresponde a 100% da composição do índice.

O EFEITO DO IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO

Um investidor precisa sempre levar em consideração que a depreciação e o imposto de renda por que podem exercer um efeito tanto positivo quanto negativo sobre um investimento.

Depreciação

É uma Despesa Contábil que reconhece que um ativo perde o valor ao longo do tempo, isso gera uma despesa, que é abatida no lucro operacional, e, portanto diminui a base de calculo do Imposto de Renda. O calculo da depreciação normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com