TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Kanban

Pesquisas Acadêmicas: Analise Do Kanban. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Este minipaper tem como objetivo geral apresentar o método Kanban, abordando sua relação com a indústria visando redução de custos, com melhoria na qualidade de seus produtos.

No mercado atual a concorrência é acirrada, sendo assim os fabricantes buscam reduzir custos ao máximo. Uma técnica a ser utilizada é o Kanban. Assim este minipaper tem como problema demonstrar o método Kanban e de que forma pode ser utilizado na indústria para reduzir os custos e melhorar a qualidade dos produtos.

1- Introdução

Neste minipaper você terá a compreensão em poucas palavras do significado de Kanban, a sua função detalhada num sistema produtivo, diferentes tipos de abordagem sobre ela, e vários tipos de Kanban que se tem na industria.

2- Desenvolvimento

1 Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”.

2 O Kanban surgiu da carência de se ter um controle de fluxo de material na fábrica, com estoques tendendo a zero, MOURA (1989; p.27) complementa que: "Kanban é um método que reduz o tempo de espera, diminuindo o estoque, melhorando a produtividade e interligando todas as operações em um fluxo uniforme ininterrupto".

3 Pode-se inferir então que Kanban visa reduzir custos através da organização da empresa por cartões, simbolos e painéis, no sentido de produzir somente o necessário, eliminando o desperdício, tanto material como pessoal.

4 O sistema Kanban se baseia no uso de dois cartões, um na produção, ordem de produção e outro de movimentação, com o intuito de por ordem na casa reduzindo o fluxo na fábrica, identificar problemas e avaliar mudanças na produção.

Tipos de Kanban:

Segue a lista de tipos de Kanban, apresentados por RIBEIRO (1989)

1- Kanban de fabricação – É o cartão na qual acompanha as peças nos containers durante o processo de fabricação até a montagem. Deve conter informações que possibilitem o total acompanhamento do processo.

2- Kanban de Matéria Prima – É o cartão utilizado entre os setores de fabricação e almoxarifado de matérias primas. Portanto, uma solicitação de material para a produção de novo lote.

3- Kanban de Montagem – É o cartão usado entre o setor de montagem e os inventários (supermercado de peças), representando a sequência de programação de montagem.

4- Kanban de Fornecedor – É o cartão utilizado entre o setor de montagem da fábrica e o fornecedor. Os containers de peças, junto com o cartão são expostos juntos diretamente no local de uso, sem necessidade de inspeções, nem de qualidade e quantidade nos prazos pré-determinados para o consumo. Os prazos de reposição e intervalo de entrega são controlados rigidamente.

Sua implantação na empresa deve ser planejada, pois dificuldades ocorrerão, sendo assim será necessário sincronismo entre o pessoal para que haja uma melhora gradativa e que se atinja a meta desejada.

3- Conclusão

Portanto neste minipaper de forma resumida, da pra se destacar que o processo Kanban é extremamente importante para qualquer indústria, pois ele é aplicado na “espinha” da produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com