TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Essencial - Engenharia De Software

Monografias: Analise Essencial - Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 7

I - INTRODUÇÃO

Análise essencial, também conhecida como análise estruturada moderna, surgiu na década de 80 com objetivo de resolver alguns problemas, de modelagem de sistemas, que existiam na análise estruturada surgida nos anos 70. Nesta década, mais precisamente no ano de 1975, Douglas T. Ross e Kennety E. Shoman Jr., publicaram o primeiro trabalho de suas técnicas de projeto de análise estruturada, mais conhecida pela sigla em inglês SADT.

A SADT (Structured Analisys Development Techniques) foi um grande avanço em termos de conseguir uma definição clara dos objetivos de um sistema representado através de ferramentas gráficas. A principal ferramenta utilizada na metodologia do SADT foi o diagrama de atividade, que veio a contribuir mais tarde na definição da ferramenta diagrama de fluxo de dados utilizada por Edward Yourdon e Larry Constantine entre outros. O diagrama de atividade representou uma melhoria, em relação ao texto narrativo utilizado na época que o antecedeu.

O maior problema com a metodologia SADT, é que Ross e Schoman não disseram muito sobre o processo de desenvolver um sistema a partir de uma especificação de requerimentos. O grau de sucesso dos usuários (analistas) do SADT, continuava a depender muito das suas aptidões.

Em 1977, Chris Gane e Trish Sarson através de seu livro Structured System Analisys : Tool & Techniques, melhoraram a SADT oferecendo uma estratégia rudimentar para construir um modelo de sistemas baseado em dados, a partir das especificações dos requerimentos. Eles propuseram também a utilização específica do diagrama de fluxo de dados em combinação com o dicionário de dados e descrição do processo.

Em 1978, Tom de Marco e Vitor Weinberg publicaram livros defendendo a mesma estrutura de modelagem proposta por Gane e Sarson, com algumas pequenas mudanças na terminologia.

Naquela época, já havia uma preocupação em distinguir os aspectos lógicos dos aspectos físicos dos sistemas, porém havia ainda alguma “confusão” nesta diferenciação, misturando-se no decorrer do desenvolvimento de um sistema, o modelo lógico com o modelo físico. A análise essencial ou estruturada moderna veio, dentre outras coisas importantes, consolidar decisivamente este conceito de modelo lógico e modelo físico, separando-os conceitualmente na forma adequada, como pode ser visto nos textos que seguem descritos.

II - CONCEITOS GERAIS

Requerimentos verdadeiros - a especificação de um sistema deve conter apenas requerimentos verdadeiros.

Requerimentos falsos - são classificados em duas categorias principais: os tecnológicos e os arbitrários.

• requerimentos tecnológicos falsos : são criados porque os analistas incluem especificações tecnológicas durante as especificações dos requerimentos.

• requerimentos arbitrários falsos : são criados quando os analistas descrevem o requerimento de um sistema de forma indevida, acima das necessidades reais do sistema ou através da utilização inadequada das ferramentas de modelagem, provocando uma não conformidade na organização das atividades dos sistemas.

Podem ser exemplificados os seguintes requerimentos falsos :

• Se o sistema for capaz de cumprir sua finalidade sem a necessidade de implementar tal requerimento.

• Especificação de uma atividade realmente necessária ao sistema mas descrita por meio da tecnologia utilizada para sua execução.

• Um requerimento que deve ser executado apenas para acomodar uma tecnologia utilizada para sua execução.

Tecnologia perfeita - com a tecnologia perfeita, um sistema teria um processador e um meio de armazenagem de informações perfeito.

• Um processador perfeito é aquele capaz de fazer qualquer coisa instantaneamente; isto é teria todas as aptidões e uma capacidade de trabalho infinita.

• Meio de armazenagem de informações perfeito seria capaz de conter uma quantidade infinita de dados e permitir a recuperação dos mesmos de forma adequada por qualquer processador.

Atividades essenciais - são todas as atividades do sistema independente da tecnologia utilizada. Pode-se definir também como todas as atividades necessárias ao funcionamento do sistema que o leve a atender os requisitos definidos na especificação do mesmo.

As atividades essenciais são divididas em :

Atividades fundamentais - são as atividades que contribuem para justificar a existência do sistema, ou seja, são as atividades que executam as tarefas declaradas nos requerimentos do sistema.

Atividades custodiais - são as atividades que estabelecem e mantém a memória essencial do sistema, com a obtenção e armazenamento das informações necessárias às atividades fundamentais.

Memória essencial - são as informações necessárias para atender às atividades essenciais (fundamentais) do sistema.

Entidade externa - são as entidades que estimulam e recebem respostas do sistema. ela pode ser qualquer coisa: uma pessoa, um almoxarifado, um veículo, um sistema. para identificar de forma adequada uma entidade externa, deve-se ter uma independência total do meio pelo qual o fluxo de informação é veiculado. por exemplo num sistema de pessoal, que normalmente informa os dados cadastrais dos empregados, um funcionário da gerência de recursos humanos fornecerá informações ao sistema sobre os funcionários da empresa, mas, a entidade externa que estimulará o sistema serão os funcionários.

Entidade - é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com