TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Análise Na Engenharia Econômica

Artigos Científicos: O Papel Da Análise Na Engenharia Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 4

1. O papel da análise na engenharia econômica

A engenharia econômica nos compreende aos princípios e técnicas necessárias para se tomarem decisões relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, na indústria e nos órgãos governamentais. Visando a solução de problemas cotidianos nos atuais setores econômicos relativos ao capital ou planejamento, para uma solução mais eficiente será necessário o emprego de um engenheiro ou de um conjunto de administradores com um engenheiro.

Que tipos de problemas podem ser resolvidos pela análise na engenharia econômica? Nossas classificações de problemas sugerem que os consideramos simples e podem ser resolvidos rapidamente por uma pessoa, sem muita necessidade de técnicas analíticas para auxiliar sua resolução. Como alguns desses problemas acarretam pequenas consequências, não exigem cálculos muito complexos em alguns de seus casos.

No outro extremo da escala situam-se problemas complexos que são um misto de “problemas com pessoas”, em que a economia é apenas um dos muitos elementos. Não é de se esperar que a análise na engenharia econômica preste também grande auxílio na resolução de problemas complexos.

São os problemas de nível intermediário que parecem melhor adaptar-se a uma solução pela análise econômica na engenharia. Nesta classificação, a economia do problema é um componente relevante na tomada de uma decisão. Pode haver inúmeros outros aspectos do problema a considerar antes de se tomar uma decisão, mas os aspectos econômicos dominam o problema, sendo, portanto, preponderantes na determinação da melhor solução. Porém, esses problemas de nível intermediário tem importância suficiente para justificar o emprego de algum tempo e esforço em sua resolução. O tempo é importante! Certamente não iríamos despender dez doares de tempo e esforço para resolver um problema de cinquenta centavos! Problemas tão pequenos não justificam tamanho esforço.

2. Princípios básicos da engenharia econômica

Alguns itens devem ser analisados quanto à aplicação da engenharia econômica para a solução de problemas, dentre estes, podemos destacar como básicos os seguintes;

 O problema é suficientemente importante, justificando um estudo e esforços sérios.

 O problema não pode ser elaborado na cabeça de uma única pessoa. Isto é, uma análise cuidadosa exige que organizemos o problema e todas as várias consequências, e isto é demais para ser feito de uma única vez.

 O problema tem aspectos econômicos suficientemente importantes que constituem um componente significativo da análise que conduz a uma decisão.

Quando os problemas apresentam essas três características, a engenharia econômica é uma técnica apropriada para busca de uma solução. Como há inúmeros problemas encontrados no mundo dos negócios que se inclua nesses critérios, a engenharia econômica pode ser um instrumento de grande valia em muitas situações.

3. O processo de tomada de decisão

A tomada de uma decisão pode ocorrer à revelia, ou seja, sem que reconheçamos a existência de uma oportunidade para tomá-la. Este fato leva-nos a um primeiro elemento na definição da tomada de decisão. Para que exista uma situação que exija uma tomada de decisão, deve haver ao menos duas alternativas. Se só houvesse um caminho de ação, não caberia tomar qualquer decisão, pois nada haveria sobre o que decidir. A única alternativa seria seguirmos o único caminho disponível.

Só podem ser consideradas alternativas para se comparar o seu resultado nas situações em que haja;

 Condições de contorno diferentes;

 Vidas úteis diferentes;

 Investimentos iniciais diferentes.

3.1 Alguns dos problemas da engenharia econômica envolvem;

 Efetuar o transporte de materiais sejam eles manualmente ou com a utilização de maquinários;

 Construção ou aluguel de um prédio para a instalação de uma fábrica verificando qual seria o mais viável;

 Comprar um veículo a prazo ou à vista e determinar o período ideal para a renovação de uma frota de veículos;

3.2 Tomada racional de decisão

A tomada racional de decisão é um processo complexo que envolve vários elementos essenciais; embora de uma forma um tanto arbitrária, definimos o processos racional de tomada de decisão em termos de passos relevantes. Abaixo segue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com