TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estruturasa

Dissertações: Analise Estruturasa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

Principais ferramentas de apoio em uma Análise e Especificação de Sistemas

Para obtermos os requisitos iniciais para solução de um problema necessitamos entender o que o cliente deseja: objetivo do sistema, o que deve ser acompanhado pelo sistema, como o sistema se “encaixa” no contexto de necessidades de negocio e como será utilizado no dia a dia.

Existem problemas que tornam a busca pelos requisitos inicias do sistema mais complicadas que são:

• Problema para definir escopo do sistema: limites do sistema definidos de forma incompleta seja em valor, tamanho do sistema e detalhes técnicos irrelevantes levantados pelo usuário/cliente

• Problemas para interpretação/compreensão: cliente/usuário não sabem definir a prioridade e necessidade das informações informadas, não possuem total domínio na área de seu negocio/empresa e omitem informações que acham irrelevantes por julgarem obvias e etc.

Devemos abordar de forma simples, pratica e organizada o cliente para conseguirmos de forma eficaz os requisitos do sistema

Podemos dividir o requisito em 4 partes que são:

• Requisitos Funcionais – funcionalidade a ser implementada no software para atender a uma necessidade de automação.

• Requisitos Operacionais – Especificação de características relacionadas com o processamento do software, tais como: volume, frequência, disponibilidade, performance,

• Requisitos de Contingência – Tarefas alternativas para o caso de não funcionamento ou indisponibilidade eventual do software.

• Requisitos Técnicos – Premissas e restrições quanto à arquitetura tecnológica, padrões, comunicação, ferramentas, linguagens, etc

Métodos de comunicação usados pelos analistas para obtenção das informações sobre o projeto.

Métodos de Conversação: O método de conversação fornece um meio de comunicação verbal entre duas ou mais pessoas. Sendo uma forma natural de expressar as necessidades, ideias e responder às perguntas, é bastante eficaz para identificar e compreender as necessidades do entrevistado. Proporciona a comunicação verbal entre um ou mais participantes e ajuda a comunicação eficaz com os mesmos. Esses métodos fornecem a maneira natural de expressar as necessidades e as ideias e identificar os requisitos do produto.

• Reuniões Formais e informais

• Questionários

• Workshop: Trata-se de uma técnica de felicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.

• Braimstrom : É utilizado normalmente em workshops. Após os workshops serão produzidas documentações que refletem os requisitos e decisões tomadas sobre o sistema a ser desenvolvido. Seu objetivo é uma apresentação do problema/necessidade a um grupo específico, requerendo assim soluções.

2. Métodos de Observação: utilizado para a compreensão do domínio da aplicação, observando as atividades humanas.

Etnografia É uma análise de componente social das tarefas desempenhadas numa dada organização. É utilizado para desenvolver um entendimento completo e detalhado.

Observação: A técnica resume-se em visitar o local em foco com a finalidade de observação do mesmo. Permitindo assim, coletar informações de acordo com o cotidiano das operações e execução dos processos diários do local.

Protocolo de Análise (Protocol Analysis): Análise de protocolo é uma forma de levantamento de requisitos no qual o analista analisa as partes interessadas quando estão envolvidas em algum tipo de tarefas.

3. Métodos Analíticos: Conjunto de técnicas para analise de documentação e conhecimento existentes com o intuito de adquirir requisitos através do levantamento de informação pertinentes ao sistema a ser especificado, como por exemplo, domínio do negócio, fluxos de trabalho e características do produto.

Reuso de Requisitos: Estudo e reutilização de especificações e glossários referente a projetos de sistemas legados ou sistemas de mesma família (com funcionalidades de negócio similares

Estudo de Documentação / Analise de Conteúdo: Estudo e reutilização de documentação de diferentes naturezas, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com