TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Metalografica

Ensaios: Analise Metalografica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  4.601 Palavras (19 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

No trabalho foi feito uma análise de um aço1050 comparando o produto fornecido pelos fornecedores A e B, após preparados os corpos de prova, passaram pelo processo de tempera. Que consiste em submeter ao corpo de prova a uma temperatura tabelada que neste caso é 830°c e submetendo a um esfriamento em água, óleo e ar. Após esta fase de tempera foi feito o embutimento com o material baquelite que consiste e deixar um lado da face a ser analisado a mostra para obter uma boa base para a fase seguinte. Que é a fase de lixa mento que após varias granulometrias de lixa chega-se a uma aparência espelhada ,e então segue para a fase de polimento com liquido de “alumina’ , após feito ataque a base de “Nital” e então obtém imagem pelo microscópio eletrônico, para após esta fase fazer comparações baseado em diagramas e materiais comparativos, para saber a microestrutura do aço de meus fornecedores A e B. Em outra fase foi feito a tempera e o revenimento, que tem valor tabelado e consiste em 430°C e estes novos corpos de prova então são submetidos todo o processo citado anteriormente, para deixar meu corpo de prova pronto para obter imagens com o microscópio, e analisado a microestrutura destes corpos de prova. E então é feito o teste de dureza e comparados os resultados de minhas amostras de meus fornecedores A e fornecedor B.

Palavras-chave:

Troostita; Nome dado a perlita fina é a forma mais dura da perlita ,e a que apresenta as lamelas mais finas.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será feita uma analise bem detalhada de um metal “Chapa de aço 1050 por 1 mm de espessura “.O trabalho tem como intuito testar a qualidade deste produto, para ter a certeza, que esta adquirindo o produto, com a qualidade e características especificadas, o conhecimento dos metais é uma ciência que estuda a composição, a estruturas internas e as propriedades dos metais e das ligas , e também a regularidade de alterações destes sobre a influencia térmica , química ou mecânica.

Para que possa garantir a qualidade de um produto remano faturado usando este metal, No qual especificamente o aço 1050 possui todas as características necessárias ,Neste estudo usaremos alguns processos e métodos aliados a aparelhos tecnológicos. Os quais são; metalografia para (microscopia),fotos de microscópio, tempera , revenimento e teste de dureza, para cada fornecedor. Estaremos especificando os métodos, e como funciona cada processo e suas variáveis para garantir a maior exatidão possível, com as técnicas e aparelhos adequados. Para fazer as comparações do aço(1050) para saber qual dos meus dois fornecedores possui o metal com maior grau de qualidade, e se a diferença entre o fornecedor A e B.

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1. Metalografia.

2.2. Exame metalografico.

Segundo Hubertus Coleart (1969) Encara o metal sob o ponto de vista de sua estrutura procurando relaciona-la ás propriedades fisicas, composição, processo de fabricação etç, de modo a poder esclarecer ou prever seu comportamento numa determidada aplicação. O exame pode ser feito a vista desarmada ( exame macrografico,ou macrografia ou com o auxilio de microscopio ( exame micrografico ou micrografia ) Baseado no controle da qualidade e preocupado com material sua composição, propriedade, estrutura fazemos um estudo da estrutura dos metais Para a realização da análise. considero o plano a ser testado da amostra então é cortado, lixado, polido e atacada com reativo adequado, de modo a revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal. Quanto ao tipo de observação, está subdividida, basicamente em duas classes.

2.3. Micrografia.

Microscopio neste metodo pode-se observar a granulação do material, a natureza, a qualidade, distribuição e formas dos diversos constituintes No caso da determinação de seus constituintes e sua textura este estudo é feito em superficies polidas e em geral atacad Segundo Hubert Colpaert(1969)Estuda os produtos metalurgicos com auxilio de as por um reativo adequado.Os metais são agregados cristalinos cujos cristais (perfeitamente justapostos e unidos). Tanto podem ser quimicamente identicos ,como ser de composição quimica diferente.São identicos no caso do ferro,cobre,aluminio.etc. puros ou então nas soluções sólidas apresentadas por certas ligas como por exemplo a de cobre e niquel. E são distintos dos demais casos entre os quais estão as ligas ferro carbono Esses cristãis chaman-se geralmente grãos, em virtude de sua conformação mas quando apresentam formas ou aspectos particulares ,podem se chamar nódulos,veios,agulhas, globulos etç. Com o auxilio de uma tecnica apropriada, consegue-se tornar visivel, a testura microscopica do material, pondo assim em evidençia os grãos de que é formado. A apreciação da natureza destes, suas respectivas percentagens suas dimensões arranjos e formato e a interpretação destes dados possuem o escopo do exame micrografico dos metais. A importancia deste exame decorre do fato de as propriedades mecânicas de um metal dependerem não so de sua composição quimica como também da sua textura.Com efeito,um mesmo aço pode tornar-se mole ,duro ,durrissimo ,quebradiço, elastico e tenaz.conferme a textura que apresentar e que lhe pode ser dada por meio de trabalhos mecânicos ou tratamentos térmicos adequados,Se por um lado a analise quimica revela de que se compoe o metal,pelos exames macro e micrografico fornecem varias informaçoes sobre como o metal adquiriu as propriedades que apresenta,Informações deste genero intessam particularmente aos fabricantes,quer para o controle e melhoria de seus próprios produtos quer na Orientação a seguir para reprodução de peças reputadas boas.A analise feita em um microscópio com aumentos que normalmente são 50X, 100X, 200X, 500X, 1000X, 1500X e 2500X., em geral, possuem sistemas de fotografia integrados, que permitem o registro das análises realizadas.

3.2. Metalografia peça bruta

Fornecedor A

Figura 7

Aço com 0.5% de carbono. Grãos de perlita e rede de grãos de ferrita.Com ataque nítrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com