TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da Logística e Custos de um Hospital Filantrópico

Por:   •  24/10/2019  •  Artigo  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

        

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENGENHARIA CLÍNICA

Fichamento de artigo

Pedro Della-Pace Marcon

Trabalho de Engenharia de Manutenção,

                                                 Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira

Itajaí, Santa Catarina

2018

Fichamento do artigo: Análise da logística hospitalar e dos custos do Setor de Engenharia Clínica em um Hospital filantrópico

Referência: SOUZA, A. A.; BRAGA, A. S.; BRAGANÇA, C. G.; SOARES, L. A. C. F.; AVELAR, E. A. Análise da logística hospitalar e dos custos do Setor de Engenharia Clínica em um Hospital filantrópico. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 4, out-dez/2014, p. 35-49.

Texto do Fichamento: O ambiente hospitalar por ser uma organização complexa sempre foi um tema vistoso para pesquisas. Departamentos dessa esfera como estrutura, equipamentos, custos, etc. são provas de estudos no passar dos anos. Dentre as áreas responsáveis nos serviços hospitalares a tecnologia em hospitais, parte essencial para mover o fluxo, possuí junção de ótica, microeletrônica, robótica, informática, radiação, bioquímica, biofísica, etc. tornando o centro da maioria das pesquisas hospitalares.

Atualmente os hospitais têm dedicado atenção e esforços no sentido de controlar e monitorar seus equipamentos tecnológicos, e a sua utilização no cuidado com o paciente. Neste entendimento, o setor de engenharia clínica surge como alternativa acessível do uso racional destes equipamentos, reduzindo do tempo de recuperação, custos operacionais e otimizando a satisfação do paciente. Em hospitais filantrópicos a gestão dos equipamentos tecnológicos pelo setor de engenharia clínica representa uma necessidade. Pode-se dizer que os investimentos em redução de custos operacionais, representam uma etapa fundamental para a sustentabilidade e continuidade do negócio. Devido ao fato destes estabelecimentos possuem fragilidade financeira.

Observada a relevância dos custos operacionais no desempenho dos hospitais e o papel do setor de engenharia clínica, a pesquisa destacada neste artigo se concentrou no objetivo geral em analisar as atividades da logística hospitalar do setor de Engenharia Clínica de um hospital filantrópico, com enfoque na redução de custos.

Caracterização da pesquisa – A pesquisa apresentada neste artigo trata-se de um estudo de caso. Vale ressaltar que um estudo de caso representa um tipo de pesquisa adequado para a compreensão de informações e fenômenos complexos. A necessidade da organização hospitalar em utilizar de forma racional seus recursos em um ambiente complexo; como mencionado anteriormente pode representar um caminho na busca pela eficiência nos processos e pela sustentabilidade do hospital. Do mesmo modo, um estudo de caso com esse direcionamento contribui para a apresentação de alternativas viáveis para a queda de custos, e consequentemente o aumento da qualidade dos serviços ofertados aos pacientes. Na teoria, a escrita vigente contribui para a evolução do tema da logística contextualizado no ambiente de hospitais. Permite uma continuidade da análise e aprimoramento dos resultados apresentados no futuro por outros pesquisadores, que apresentem essa mesma natureza jurídica da filantropia.

Caracterização do objeto de estudo – O hospital filantrópico, situado na região metropolitana – Belo Horizonte, MG – foi o escolhido para a realização deste projeto. O referido hospital apresenta em seus procedimentos operacionais uma variedade de serviços hospitalares ofertados aos pacientes, em que quase a totalidade desses serviços é remunerada por meio do SUS. O setor de engenharia clínica está presente em boa parte dos serviços hospitalares ofertados aos pacientes, como suporte para a manutenção da adequada condição de funcionamento dos equipamentos. Esse trabalho do setor desperta atenção para o acompanhamento e monitoramento, com foco no aumento da eficiência e redução de custos. Verifica-se então, que o setor de engenharia clínica pode contribuir significativamente para o desempenho da organização hospitalar.

Caracterização da Coleta de Dados – A coleta de dados se deu com base na observação participante e em entrevistas não estruturadas com funcionários do hospital e pesquisa documental. As evidências obtidas por meio dessas técnicas de coleta de dados foram essenciais para sustentar as análises apresentadas na seção “análise de resultados”. Dessa forma, pesquisadores obtiveram acesso aos documentos que formalizam as rotinas, aquisição de informações por meio da Controladoria da organização hospitalar e entrevistas realizadas com profissional responsável pela gestão do setor de engenharia clínica no hospital.

Análise de Dados – No estudo apresentado, analisou-se os benefícios da adoção de uma logística hospitalar adequada pelo setor de engenharia clínica, devido ao fato da remuneração dos procedimentos médico-hospitalares pelo SUS não contempla a totalidade dos custos.

Descrição dos principais fluxos de equipamentos e materiais no setor de Engenharia Clínica – As principais atribuições do setor de Engenharia Clínica estão ligadas ao gerenciamento de tecnologias de saúde durante todo o ciclo de uso, aprovar e auxiliar a aquisição das novas tecnologias, gerenciar os contratos de manutenção preventiva, corretiva e calibração, garantir a segurança e qualidade dos equipamentos. Além de promover treinamentos para manutenção e operação das máquinas.

Acontecimentos que ocorrem com frequência no ambiente do setor de engenharia clínica do Hospital analisado, são as solicitações de manutenção de equipamentos, em que cabe destacar os detalhes do fluxo. A unidade solicitante dos serviços, realiza contato e repassa as seguintes informações do equipamento: “ID” (número de controle patrimonial), “Setor”, e “Problema aparente no equipamento”. Diante dessas informações, o setor de engenharia clínica realiza o registro desta solicitação em software específico. Feito o registro, a ordem de serviço ora registrada é direcionada para um técnico responsável que vai até o setor solicitante, verifica inicialmente informações da ordem de serviço com as condições de funcionamento do equipamento. Posteriormente vários procedimentos são executados: inspeção visual do equipamento e do local de instalação, teste da alimentação por meio do conector de alimentação do equipamento, verificação do adequado funcionamento dos controles e funções do equipamento, consulta do manual do fabricante e teste com aparelhos específicos observando a tolerância das normas cabíveis e notas dos fabricantes. Conforme o diagnóstico do técnico responsável, os reparos são realizados no equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com