TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa do Custo-Volume-Lucro (CVL) por meio do Modelo Determinista e Estocástico: Estudo de Caso na Criação de Suínos

Por:   •  14/8/2018  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

SPOHR, Ângela Andrieli Kortz et al. Análise Comparativa do Custo-Volume-Lucro (CVL) por meio do Modelo Determinista e Estocástico: Estudo de Caso na Criação de Suínos. Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo: ABCustos. v. 12, n. 2, p. 54-81, mai./ago. 2017.

Resenhado por: Cleidi Franciele Hammes.

O artigo de Ângela Andrieli Kortz Spohr et al, realiza um estudo de caso em uma propriedade com criação de suínos. Onde foi apurado e classificado os gastos e a receita, apurado a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio econômico, a margem de segurança e a alavancagem operacional pelo modelo simplificado do Custo-Volume-Lucro (CVL) determinista e estocástico, e analisado as diferenças existentes entre os modelos.

A metodologia quanto à abordagem do problema é quantitativa, pois se utiliza de métodos probabilísticos. Quanto aos fins, é descritiva, abordando as características da análise e quanto aos procedimentos técnicos, é pesquisa documental e uma entrevista estruturada onde o proprietário rural forneceu informações referentes ao funcionamento do processo de recria suína e do detalhamento de gastos e receitas da propriedade.

Foi destacado inicialmente que “o brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína e o quinto maior consumidor mundial” (ABPA, 2014). Franci (2014), enfatiza que a expansão desta produção, em nível mundial, necessita do aumento da implementação de medidas e técnicas relativas à gestão e a ações que viabilizem e assegurem a estabilidade econômica.

Desta forma, a contabilidade de custos é uma ferramenta indispensável para o produtor de suínos que segundo Gressler (2012) coleta, classifica e registra os dados operacionais, com a finalidade e função de auxílio no controle e nas tomadas de decisões. Logo, “esta contabilidade gerencia e controla os custos e as demais despesas da atividade, visando aumentar o resultado” (Silva, 2013).

A propriedade é familiar e para que a propriedade possa existir por muitos anos, é essencial a análise da gestão. Os custos da propriedade são controlados em formato simples, com relatórios manuais que controlam os insumos (custos variáveis), a receita bruta do lote, o total de leitões vendidos por lote, o peso total da venda por lote e, para as demais despesas e custos fixos, não há nenhum critério utilizado de controle.

A receita da propriedade depende da quantidade de leitões entregues por lote, do peso de cada suíno e do preço unitário de cada lote que varia com o período do ano. Logo, a margem de lucro não é constante durante todo ano e é necessário controle, por meio da gestão para as tomadas de decisões.  

O estudo constatou a carência de controles, ausência de separação de gastos em custos e despesas, a dificuldade de distinguir os gastos pessoais dos gastos da atividade rural. Pelo fato de a propriedade não possuir controles documentados a classificação dos gastos e das receitas é incompleta. Logo nem tudo que entrou ou saiu do caixa da propriedade está registrado, assim não se sabe ao certo a real situação em longo prazo da mesma.

Este estudo salientou a necessidade dos produtores serem conscientizados e apresentados a ferramentas como a planilha eletrônica para facilitar a gestão da propriedade. Estas ferramentas podem ser inseridas no cotidiano do produtor, pelas entidades Emater, Senar, palestras, seminários e até programas sociais. Para estudos futuros podem ser utilizados para implantar, acompanhar e analisar a utilização dessas planilhas eletrônicas pelos proprietários, identificando melhorias no processo de controle, análise e gestão nas propriedades rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com