TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Acidente de no Setor Metalurgico

Por:   •  8/12/2020  •  Monografia  •  3.443 Palavras (14 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRABALHO NO SETOR METALÚRGICO

Renato Caron¹ 

Leandra Antunes²

RESUMO

O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento de dados estatísticos sobre acidentes de trabalho extraídos a partir de informações contidas nos órgão governamentais. Com base neste documento, foram analisadas informações referentes o acidentado tais como informações sobre sexo, faixa etária e setor de atividade econômica. Os metalúrgicos foram uma das categorias profissionais que mais obtiveram registros de acidentes de trabalho. Após levantamentos in loco, um dado curioso são acidentes devidos os profissionais atuarem fora de seu posto e em tarefas que não são características de sua função, tais como solda e movimentação de materiais, fatores que provavelmente contribuem para o aumento de riscos de acidentes. O estudo deixa em aberto a possibilidade de estudos futuros para verificação se existem evidências de insalubridade do ambiente de trabalho devido à quantidade de registros.

Palavras-chave: Acidente do trabalho, Indústria metalúrgica, insalubridade.

ABSTRACT

The objective of this article is to present a survey of statistical data on labor accidents extracted from information contained in government agencies. Based on this document, information about the accident was analyzed, such as information about sex, age group and economic activity sector. The metallurgists were one of the professional categories that obtained the most records of accidents at work. After an on-site survey, a curious fact is accidents due to the professionals acting out of their position and in tasks that are not characteristic of their function, such as welding and moving materials, factors that probably contribute to the increased risk of accidents. The study leaves open the possibility of future studies to verify if there is evidence of unhealthy work environment due to the amount of records.

Keywords: Accident at work, Metallurgical industry, insalubrity.

  1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos mercado de trabalho vem se tornando complexo e cada vez mais competitivo e pressionado pôr uma dinâmica que exige a criação de novas técnicas, novos arranjos e novas tecnologias de produção, baseando em baixo custo e curto tempo; Técnicas para que as empresas se mantenham mais competitivas e se tornem mais produtivas em um mercado globalizado. Com tudo isto se torna mais necessário ainda a criação de técnicas para controle e prevenção de acidentes. O trabalho gerar vida e saúde, mas também pode gerar mortes, doenças e a incapacidade parcial ou permanente do indivíduo ao exercer suas funções.

Na NBR 14.280 encontra-se a seguinte definição para acidente de trabalho: Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.

Os acidentes de trabalho, além de afetarem a própria atividade laboral, também atingem a sociedade em geral e o meio ambiente. Acidentes decorrem em custos sociais e econômicos para empresas, trabalhadores e suas famílias.

2. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

Uma das principais formar para entender o acidente e contribuir para medidas de prevenção contra os riscos envolvidos na atividade laboral do trabalhador são as estatísticas desses acidentes, cuja principal fonte de dados é a CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho). Apesar das CATs serem um instrumento que vem sofrendo ao longo dos anos diversas críticas, principalmente devido à não notificação de acidentes de trabalho, ela é um importante instrumento de combate aos acidentes de trabalho principalmente devido a sua abrangência nacional.

O que mais dificulta o enfrentamento dos problemas relativos a acidentes de trabalho é a dificuldade em se estabelecer um planejamento eficiente, principalmente porque as informações sobre acidentes de trabalhos não são consistentes e pôr não receberem o tratamento adequado.

Em relação aos acidentes de trabalho ocorrido no Brasil, João Badari (2018) afirma que:

“Mais de 700 mil acidentes no trabalho ocorrem anualmente no Brasil, os mais comuns são: quedas, choques contra objetos, golpes provocados por ferramentas, cortes e fraturas. São distúrbios físicos que afetam diversos trabalhadores, famílias e empresas, seja por negligência da empresa e até mesmo do trabalhador, más condições ou dificuldade em cumprir ou exigir protocolos importantes, como, por exemplo, o uso do EPI correto. É uma obrigação da empresa exigir que seus funcionários utilizem adequadamente os equipamentos de proteção individuais”.

Estudar meios para diminuição dos acidentes de trabalho é importante em primeiro lugar porque diz respeito à proteção da integridade física e mental da saúde do trabalhador no exercício de seu trabalho. Além disto, quanto maior o número de estudos tendo como tema diminuição de acidentes de trabalho, maior será a conscientização dos segmentos sociais, com relação à evitar que este problema permaneça, sem receber a devida atenção.

Em relação ao trabalhador (Azevedo, 1999) relata que:

“É importante lembrar que o trabalhador não é uma simples peça produtiva e sim um ser humano merecedor de proteção no trabalho”

Com o intuito de minimizar os acidentes de trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vem realizando pesquisas para apontar indicadores epidemiológicos com base na análise de frequência, dos dados sobre benefícios pôr pensão acidentária, aposentadoria pôr invalidez permanente e auxílio pôr incapacidade permanente parcial, fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estes indicadores veem sendo analisados pôr atividade econômica. Segundo estes dados, alguns setores produtivos apresentaram níveis elevados de eventos de gravidade, como morte e incapacidade permanente, parcial e total. No topo da lista de atividades que devem ser priorizadas, segundo critérios adotados pelo MT, estão citados, em 1º lugar a Construção Civil, em 2º o Comércio e em 3º a indústria metalúrgica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (476.6 Kb)   docx (308.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com