TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do setor BusqueDrink

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade anhembi morumbi

GIAN LUCA ciavatta

felipe paoliello

lucas borges

victor marcio

VINICIUS LEONEL

projeto integrado: APLICATIVO – BUSQUEDRINK

São Paulo

2014


GIAN LUCA ciavatta

felipe paoliello

lucas borges

victor marcio

VINICIUS LEONEL

Projeto integrado: Aplicativo - busquedrink

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Integrado III, do curso Administração da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Renato Montagnana.

São Paulo

2014

Análise do Setor – Aplicativo BusqueDrink

        A partir do que foi apresentado em Análise de Oportunidades e Ameaças do Setor, agora iremos focar na questão competitiva que o aplicativo BusqueDrink irá enfrentar. Para isso analisamos as variáveis previstas pela Matriz de Cinco Forças de Michael Porter.

[pic 1]

Fonte: http://dc306.4shared.com/doc/Nd3_Iu9a/preview_html_2e1202f2.png

Rivalidade entre concorrentes

        Por ser um serviço relativamente novo (busca pelo menor preço entre bebidas alcoólicas) o aplicativo BusqueDrink possui apenas um  concorrente direto, o aplicativo de nome “Bever”, lançado em maio de 2014, quando nosso projeto já estava em desenvolvimento. Fizemos um teste, e a proposta do aplicativo é bem parecida com a nossa, os preços são divulgados pelos próprios consumidores do “Bever”. Porém este aplicativo ainda não fez sucesso e conta com aproximadamente 1.000 downloads na loja de aplicativos de sistema operacional de celulares Android. A funcionalidade do aplicativo também conta com problemas já que apenas é possível visualizar apenas o valor de um tipo de cerveja (Brahma), provavelmente porque o aplicativo necessita da ajuda dos próprios consumidores para a divulgação do menor preço. A página do aplicativo na rede social Facebook não é atualizada desde o início de julho, o que pode indicar que talvez o serviço tenha sido descontinuado.

Existem no mercado outros aplicativos que fazem um serviço semelhante, mas que apenas focam na comparação do preço de cervejas. É o caso do aplicativo “Easybeer”, porém esse está disponível apenas para o sistema iOS (Apple).[pic 2]

Aplicativo Easybeer tem sistema similar ao que o BusqueDrink irá desenvolver

 Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/files/2014/06/Easybeer-horizontal.jpg

Poder de Negociação dos Compradores

        Assim como nossa concorrência (direta ou indireta), o aplicativo BusqueDrink será inteiramente gratuito. Portanto para estarmos à frente dos outros aplicativos, devemos estar sempre atualizados, esse é o principal fator de sucesso na conquista dos clientes. Os preços devem estar de acordo com a realidade e para isso os consumidores serão ao mesmo tempo fornecedores de informação do aplicativo. É valido lembrar que o aplicativo precisa estar conectado a internet (via 3G/4G ou wi-fi).

        Devemos também desenvolver nosso marketing para a marca do BusqueDrink se tornar  conhecida.

Poder de Negociação dos Fornecedores

        Nossos fornecedores serão as lojas de aplicativos em que o BusqueDrink esterá hospedado. Primeiramente será lançado na Play Store do sistema operacional Android, por ser de fácil acesso em relação a App Store do iOS. Para seu lançamento ser realizado na Play Store o custo está em $25 dólares. Feito isso, para o aplicativo poder render algum lucro, iremos colocar anúncios dentro do aplicativo, técnica feita em praticamente todos os aplicativos que são gratuitos. No início o lucro não será relevante mas esperamos que dentro de alguns meses, após o engajamento dos consumidores ser positivo, possamos ter algum lucro significativo.

        Os próprios sistemas operacionais de celulares são algo recente e estão sempre se atualizando também, o BusqueDrink deve estar sempre atento as novas tendências tecnológicas e procurar se inovar sempre que puder.

Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes

        Sabemos que não podemos pensar muito. Enquanto pensamos, outros já procuram colocar em prática nossas ideias e obter sucesso. Nosso aplicativo com o passar do tempo vai adquirir mais concorrentes talvez com maiores funcionalidade e finalidades que o nosso aplicativo tem a oferecer. Procuramos desenvolver um aplicativo atualizado de ótima funcionalidade e que satisfaça nossos clientes.

Percebemos que nossos concorrentes são bem recentes e não cresceram como deveriam por conta da falta de atualização. E é isso que o BusqueDrink deve-se focar: na efetividade e dedicação.

Devemos estar de acordo com patentes e direitos que possamos colocar no aplicativo e até gerar lucro com isso.

Ameaças de produtos substitutos

Atualmente com a tecnologia que temos a favor, com mudanças ocorrendo no mundo, ao passar do tempo nosso aplicativo pode ficar ultrapassado com o surgimento de novas formas de terem esse serviço que oferecemos.

Num futuro próximo, aplicativos como o GoogleMaps e Bing podem adicionar a função de comparação de preços que estamos propondo, portanto deve-se tomar muito cuidado para o aplicativo não se tornar obsoleto. A rápida mudança da tecnologia já condenou e acabou com vários produtos e serviços tecnológicos, basta analisar o exemplo do aplicativo de mensagens instantâneas para computadores pessoais ICQ, que fez muito sucesso no final dos anos 90, porém não conseguiu se modernizar, perdeu todo seu público e quando buscou se atualizar para o mercado de aplicativos de celulares já era tarde demais.

Bibliografia

http://blogs.estadao.com.br/link/app-ajuda-a-encontrar-cerveja-barata-mais-proxima-de-voce/

https://www.facebook.com/beverapp

http://blogdoiphone.com/2014/06/aplicativo-colaborativo-mostra-onde-comprar-cerveja-mais-barata-perto-de-voce/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (324.3 Kb)   docx (160 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com