TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de engenharia de seguranca do trabalho - Contexto

Por:   •  1/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

TARERA 1.2

Redija um texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA.

O autor trata os Benefícios Previdenciários como um desafio mediante as dificuldades encontradas. O presidente Luís Inácio Lula da Silva ao ser empossado e expressava uma vontade de mudanças quanto ao trabalhador, portanto, foi criado uma estrutura especifica para o tema saúde do trabalhador por intermédio do Decreto Previdencial n 6.417/08, mudanças essas que culminassem com o SUS e a Previdência Publica de qualidade para o trabalhador. Em 2005, na 3ª Conferencia Nacional de Saúde do trabalhador, foi implementado o NTPE-FAP, onde houve a criação das diretrizes gerais quanto a saúde do trabalhador, descritas na Portaria n 1.125/05 do Ministério da Saúde da atenção integral à saúde. Essa fase do governo passou a administrar os tributos voltados a saúde do trabalhador. O autor como coordenador geral do MPS por tempo indeterminado tem como metas de gestão construir um novo modelo de aposentadoria, criação de Notificações e Agravos à Saúde do Trabalhador em evolução sobre a atual CAT que deixa de existir respeitando as Leis: 8213/91, 8080/92 e 6514/77, reduzindo assim as burocracias das empresas.

A Coordenação Geral de Monitoramento dos Benefícios por Incapacidades, através do CID 10 (Classificação Internacional de Doenças) atualiza os códigos mediante as notificações e agravos sofridos pelo trabalhador, também é de competência da Coordenação Geral participar da formulação da Politica Nacional de Segurança da Saúde do Trabalhador, propor diretrizes para o desenvolvimento, programas e metas das atividades da pericia médica e reabilitação profissional. O DPSSO e o DIRSATE está integrado para melhoria continua para concessão de benefícios, porem hoje a Previdência Social perdeu o ponto focal, que passa a ser a empresa, fatos esses baseados na estagnação cientifica e à resistência, muitas vezes veladas. Porem, já vivemos tempos bem piores, quando ainda tínhamos previdência privatizada, tivemos com o avanço dos tempos, com a CRFB-88 a criação ou adequação do INSS colocando a saúde do trabalhador baseado em higiene, saúde, segurança no campo ambiental e da saúde publica, criação de normativas para prevenção de acidentes do trabalho, distribuição de EPI’s conforme o seguimento da empresa empregadora, passa a ser realizados os exames admissionais e periódicos dos trabalhadores.

Enfim, a gestão Politica – Social, as empresas e os trabalhadores estão presando um pouco mais a Saúde como um todo, claro que a passos lentos e em fases de adaptação por parte das empresas, mas o modelo a ser seguido, mostra qualidade de vida ao trabalhador e às empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com