TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA SEGURANÇA TRABALHO

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 1.2

Redija um texto, entre 10 a 15 linhas, colocando as suas impressões acerca da Engenharia de Segurança do Trabalho a partir das posições do entrevistado pela Revista Proteção. Enfocando:

Resposta:

À partir da inserção dos artigos 200 e 225 da Constituição Federal de 1988 foram previstos a combinação de dois novos institutos: meio ambiente do trabalho como parte integrante do meio ambiente assim como e saúde do trabalhador como parte integrante da saúde, a EST passou a ter foco definido como assegurar a saúde do trabalhador bem como garantir o meio ambiente do trabalho equilibrado, muito além do que simplesmente garantir o fator de produtividade aos empresários e Estado.

Este trabalho é realizado através de planejamentos os quais tratam da prevenção e antecipação de riscos potenciais de forma que o objetivo final é sempre garantir a melhoria contínua do meio ambiente trabalho. Através da implantação da política da EST, define-se um direcionamento geral para a empresa e as diretrizes de atuação em relação a segurança e saúde do trabalhador de tal forma que cada colaborador identifica exatamente a sua forma de contribuição. Todos devem estar envolvidos na política de segurança e saúde no trabalho para sejam estabelecidos os objetivos gerais e o comprometimento com a melhoria do desempenho em segurança e saúde.

 São inúmeros os desafios neste campo de atuação. Dentre os principais destaca-se a conscientização quanto a importância da garantia do meio ambiente do trabalho equilibrado bem como a garantia da saúde do trabalhador a todos os envolvidos no processo produtivo de nosso país: empresas, governo, aos próprios trabalhadores bem como à sociedade como um todo. O Brasil é marcado por um passado próximo em que a segurança e saúde do trabalhador eram consideradas meras obrigações trabalhistas. Hoje, entretanto, percebe-se uma evolução na abordagem das empresas as quais identificam o trabalhador como sendo peças fundamentais ao processo produtivo eficaz e lucrativo de suas empresas e de fato são diretamente ligados aos resultados finais de suas empresas. Este ambiente, por sua vez, amplia consideravelmente as oportunidades de atuação do EST pois o mercado exige cada vez mais que os empregadores garantam um meio ambiente do trabalho equilibrado bem como a saúde do trabalhador.

  1. O Porquê da existência da EST.
  2. O Papel político da EST para promover a transformação do meio ambiente do trabalho.
  3. Os Desafios, as Oportunidades e as Perspectivas da atuação do engenheiro de segurança do trabalho no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com