TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise a Relação entre trabalho, contexto social e a produção de subjetividade

Por:   •  18/10/2017  •  Dissertação  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Analise a relação entre trabalho, contexto social e a produção de subjetividade.

O trabalho é a protoforma do ser social, foi através do trabalho que a humanidade deu um salto da condição biológica para a condição social. Partindo do conceito, de Karl Marx, onde o homem constitui e é constituído pelo contexto a qual está inserido, podemos refletir sobre o trabalho que também é um elemento constitutivo do ser, pois lhe designa caráter, identificação e individualização e desta forma, é o que diferencia as pessoas umas das outras. É o elemento básico das relações sociais, denotado como um símbolo de liberdade.

Porém, algumas situações de trabalho causam sofrimento e adoecimento, tais situações passam pelo contexto de trabalho precário, fatores de risco e a negativa ou impedimento do trabalhador fazer o uso de si para si e para os outros. Ainda, ao executar uma atividade que vai além de suas capacidades, o trabalhador vive a dramática do uso de sí e é preciso que este crie renormatizações como estratégias de enfrentamento, o que irá agir como mecanismo de proteção contra o adoecimento.

Por outro lado, o trabalho tem um recurso terapêutico quando ele é central na organização da vida do trabalhador. Quando através dele o indivíduo se encontra no mundo, quando a ele é atribuído o crescimento pessoal, familiar, social e financeiro. A relação entre subjetividade e trabalho nos leva a análise dos modos como os sujeitos dão sentido e vivenciam suas experiências de trabalho tendo por foco o modo como eles fazem a experiência de si mesmos. A relação entre subjetividade e trabalho está em constante transformação de acordo com o contexto de vida a qual o sujeito está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com