TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Segurança Do Trabalho

Monografias: Engenharia Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.039 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE I

VASOS E CALDEIRAS

Atividade 1 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades relacionadas à presença de vasos e caldeiras em uma empresa. Lembre-se que estas atividades podem vir a ser explosivas, obviamente se não houver os cuidados necessários. Todo o trabalho é relacionado a prevenir o acidente, pois este normalmente quando ocorre é fatal.

A partir da leitura da Unidade I – Caldeiras e Vasos de Pressão, julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e justifique.

1. (V) Pressão Máxima de Trabalho Permitida (PMTP), ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA), é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.

2. (F) Para o cálculo da PMTA é considerado apenas as dimensões e geometria de cada parte específica da caldeira, ou seja, o diâmetro e a espessura das suas partes.

Justificativa: Também são considerados a resistência dos materiais e outros fatores específicos.

3. (F) Os documentos que acompanham a caldeira obrigatoriamente quando esta é vendida são o Registro de Segurança e o Projeto de Instalação.

Justificativa: O projeto de instalação deve ser elaborado especificamente para cada destinação e tipo de caldeira.

4. (V) A placa de identificação afixada no corpo da Caldeira é necessária para manter a rastreabilidade das informações sobre a Máquina, pois nela consta dados sobre o Fabricante, ano de fabricação, pressão de trabalho admissível, entre outras.

5. (V) O fato de um trabalhador operar uma Caldeira de categoria “I” ou “II” sem treinamento de segurança na operação de unidades de processos constitui um risco grave e iminente.

6. (F) As Caldeiras classificadas como Categoria “A” são aquelas com Pressão acima de 1960 KPa e volume interno superior a 100 litros.

Justificativa: Categoria “A” são aquelas com pressão Igual a 1960 KPa e volume interno superior a 100 litros.

7. (F) Cabe ao Profissional Habilitado (PH) a responsabilidade apenas das manutenções e inspeções da Caldeira.

Justificativa: Considera-se profissional habilitado aquele que tem competência legal para o exercício a profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no país.

8. (V) A redução da pressão de operação (quando possível), o emprego de combustível de melhor qualidade e o aperfeiçoamento dos sistemas de controle constituem algumas medidas que permitem a atenuação dos riscos ao se operar uma Caldeira.

9. (V) O operador de Caldeira deve cumprir um estágio prático supervisionado na operação da Caldeira que irá operar, com duração mínima de: 80 horas, caso seja uma Caldeira Categoria “A”, 60 horas, caso seja uma Caldeira Categoria “B” ou 40 horas, caso seja uma Caldeira Categoria “C”.

10. (F) A avaliação de integridade deve ser realizada na Caldeira que completar 20 anos de uso, a fim de determinar a vida remanescente da mesma.

Justificativa: Ao completar 25 anos de uso, as caldeiras devem ser submetidas à uma rigorosa avaliação onde determina a vida remanescente e destinará os novos prazos máximos para inspeção, isso se ainda estiver em condições de uso.

11. (V) O Teste de Acumulação é feito para verificar se a válvula (ou válvulas) de segurança instalada em caldeiras tem capacidade de descarregar todo o vapor gerado, na má¬xima taxa de queima, sem permitir que a pressão interna suba para valores acima dos valores considerados no proje¬to.

12. (F) A operação de caldeiras exige do técnico um completo conhecimento de todos os recursos disponíveis, bem como uma noção dos riscos inerentes a esta atividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com