TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antivirus

Exames: Antivirus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia a internet esta infestada de malwares e hackers prontos para invadir seu sistema e corromper seus arquivos.

Mas a internet também oferece diversos recursos para estes problemas, alguns deles são os antivírus gratuitos e pagos. Existem vários tipos de antivírus gratuitos e marcas, alguns mais sofisticados e outros nem tanto. Para podermos optar pela melhor escolha, devemos levar em conta alguns itens como o desempenho do mesmo em seu computador e contra quais tipos de malwares ele protege. Na maioria das vezes escolhemos os antivírus pela sua fama, mas nem sempre os mais famosos são os que nos oferecem melhor proteção. Na hora de escolher o antivírus, também pode se levar em conta as pesquisas de opinião, opiniões de usuários e teste de qualidade e comparação.

Os antivírus podem ser adquiridos através de sites da internet. Os sites mais seguros são os sites dos fabricantes. Alguns sites oferecem antivírus gratuitos, com nomes de mercado que na verdade são os antivírus “fakes”, são vírus que irão corromper seus dados e sistema do seu computador, por isso é indicado fazer o download do site do fabricante para que não corra riscos. Alguns desses antivírus “fakes” dizem proteger seu computador, quando na verdade é apenas uma interface de antivírus. Com isso iremos ajudar os internautas a achar uma solução gratuita de antivírus ideal para sua necessidade.

3

2 O que são antivírus?

Anti significa “contra”, e vírus são programas ou simples códigos com comandos para prejudicar nossos computadores. Então, antivírus é um software que protege seu computador contra vírus mal intencionados que podem danifica-lo.

Podemos encontrar dois tipos de antivírus, os pagos e os gratuitos e em alguns casos antivírus falsos. As suas diferenças são os métodos utilizados para proteção. Os antivírus pagos oferecem uma quantidade maior de adicionais para a sua proteção. Os antivírus gratuitos oferecem formas de proteção reduzidas, porém também conseguem defender seu computador. Os antivírus falsos, podem ser relacionados a problemas, pois, dizem proteger seu computador quando na verdade não fazem nada disso.

2.1 Porque devemos utilizar antivírus em nosso computador?

Os antivírus funcionam através de digitalização, ou seja, analisam arquivos individualmente na procura de ameaças e erros. Os antivírus portam varias listas com milhares de modelos de arquivos infecciosos, assim podendo identificar os vírus rapidamente, excluindo-os completamente ou movendo-os para quarentena. Além disso, devemos manter nosso antivírus atualizado para que ele busque através da internet novos modelos de ameaças para manter seu banco de dados sempre atualizado contra ameaças novas que surgem no dia-a-dia.

Quando o nosso computador esta sem antivírus ele esta desprotegido, assim deixando os dados salvos nele comprometidos a ameaças, que podem: corromper, danificar e exclui-los. Alguns vírus podem ser poderosos a ponto de passar despercebidos pelo antivírus e chegar ao nível de danificar partes físicas do nosso computador.

4 

3. Dois antivírus protegem mais do que um?

Quando temos mais de um antivírus, na verdade, não temos nenhum. A partir do momento em que os dois softwares entram em funcionamento, eles automaticamente se detectam como ameaças. Ao instalarmos um antivírus em nosso computador, ele começa a ser o guarda costas do computador, quando existem dois antivírus, um reconhece o outro como ameaça, sendo assim um começa a atacar o outro deixando o computador desprotegido, fazendo com que nenhum funcione corretamente.

Normalmente os antivírus iniciam juntamente com o sistema operacional, outros às vezes iniciam antes do sistema, por isso esse software usa grande parte dos recursos do computador para funcionar corretamente. Logo, usando mais de um programa desse gênero usara uma grande demanda da memória e recursos de processamento do seu computador, comprometendo assim a sua velocidade.

5

4. Antivírus escolhidos para este projeto

Na internet podemos encontrar uma grande variedade de antivírus, sendo eles pagos ou gratuitos. Neste projeto focamos nos antivírus gratuitos, e entre eles escolhemos três, o Avira, o AVG, e o Comodo. Os três escolhidos são bastante famosos, por sua eficiência e facilidade de uso, vamos descrever aqui um pouco de cada um.

4.1 Avira Free

O antivírus Avira lançou sua primeira versão gratuita lançada pra usuários domésticos surgiu em 16 de setembro de 1999, que foi o Avira AntiVir Personal – Antivírus gratuito. Em seus primeiros 10 anos de software gratuito, protegeu mais de 100 milhões de usuários contra vírus, cavalo de Tróia entre outras ameaças digitais.

O Avira pode ser encontrado em versões para Unix (Linux) e Windows (XP, Vista, 7 e 8).

4.2 AVG Free

O AVG FREE surgiu em 1991 através da fundação da empresa Grisoft na República Checa. O primeiro produto da empresa foi o AVG, lançado em 1992 no mercado local. As primeiras licenças do AVG foram vendidas em 1998 na Alemanha e no Reino Unido, e em 1998 foi lançado nos Estados Unidos. No ano de 1999 o AVG disponibilizou a versão gratuita do software para usuários domésticos.

4.3 Comodo Free

A empresa Comodo Group® surgiu em1998 no Reino Unido. A Comodo mudou-se para os Estados Unidos em 2004. Alguns produtos ainda ativos da Comodo são: Comodo Backup, Comodo Nuvem, Comodo Unite, Comodo Dragon, etc. Não há data específica de lançamento de cada produto.

6

4.4 Outros antivírus.

Além dos três antivírus citados acima, existem outros que muitas pessoas não conhecem e por isso acha que não são muito eficazes. Separamos uma lista com alguns dos mais usados e eficazes, escolhidos através de testes de qualidade.

• Avast

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com