TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE EFICÁCIA E DESEMPENHO DE ANTIVÍRUS

Por:   •  12/8/2021  •  Artigo  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE EFICÁCIA E DESEMPENHO DE ANTIVÍRUS

DANILO EDER FERREIRA SOUSA; MATHEUS SALOMÃO PIRES; NEUSA IDICK SCHERPINSKI.

RESUMO:

Devido ao grande número de usuários na internet, por meio desse artigo viemos passar a informação de diversos aplicativos antivírus disponíveis, e informar através de dados coletados de testes, a eficiência de cada um, assim podendo passar para o usuário, tanto mais experiente no assunto, até mesmo os mais leigos, uma comodidade na escolha de seu programa, prevenindo à ameaças que estão vulneráveis no dia a dia.

PALAVRAS-CHAVE: ANTIVÍRUS; AMEAÇAS; PROTEÇÃO; DESEMPENHO.

1. INTRODUÇÃO

O Antivírus é uma ferramenta fundamental para quem quer desenvolver suas atividades em um computador de forma segura, principalmente para quem necessita de transição de arquivos em sua máquina, principalmente de forma online, porém alguns destes softwares podem não ajudar tanto por obter baixo desempenho ou até mesmo atrapalhar consumindo muitos recursos de processamento, todavia, alguns softwares podem realmente ser úteis e para alguns até mesmos indispensáveis. Sabendo disso, esta pesquisa analisou quais seriam melhores ou piores alternativas para o usuário que deseja segurança e bom desempenho, apresentando algumas das principais opções do mercado e suas características.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Antivírus é um software que tem a função de prevenir, detectar e remover arquivos maliciosos, é o programa utilizado em todas as máquinas para proteger a integridade dos arquivos do usuário.

A máquina pode se infectar de diversas maneiras, se já elas no download de arquivos, e-mails, pirataria, entre outros, por fim podendo danificar o sistema, coletar dados do computador, usá-lo até mesmo como um “zumbi” dependendo do vírus contraído.

Contudo, e necessário dizer que o antivírus trabalha de diversas maneiras, podemos citar as principais, como escaneamentos manuais, análises agendadas, atualização da base de dados, pré-processamento de arquivos.

3. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi desenvolvida através da coleta de dados por internet, utilizando sites como AV-Test e Av-Comparative, sites renomados e voltados para testes individuais de antivírus, no qual coletamos os dados e fizemos a devida comparação entre si.

Para construção das tabelas e gráficos foram utilizados os programas Excel, Minitab, Word e planilhas do Google.

A análise estatística será abordada com dados quantitativos e estatística descritiva.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DADOS

4.1.1 Dados Quantitativos

O Teste de Desempenho avalia o impacto do software antivírus no desempenho do sistema, pois os programas executados em segundo plano – como o software antivírus de proteção em tempo real – usam uma porcentagem dos recursos do sistema. Tomando esses testes como referência, os usuários podem avaliar sua proteção antivírus em termos de velocidade do sistema

Gráfico 1 – Impacto de Processamento

O Gráfico 1 nos exibe o impacto de processamento que cada Antivírus teve no sistema em si, sendo que de zero a cem na reta y indicando a porcentagem de uso do processador.

Gráfico 2 – Boxplot de Impacto de processamento

O boxplot apresenta baixos níveis de impacto dos antivírus com mediana em tordo de seis e um único ponto discrepante.

Foi utilizado um aplicativo de terceiros (PCMark).

O PCMark é uma ferramenta de benchmark de computador desenvolvida para testar o desempenho de um PC no nível de sistema e componente.

Na maioria dos casos, os testes no PCMark são projetados para representar cargas de trabalho típicas de usuários domésticos

Gráfico 3 – Pontuação PcMark x Impacto no Sistema

O gráfico 3 nos mostra uma relação entre o impacto de processamento e a pontuação do teste, devendo se levar em conta que quanto maior a pontuação e menor impacto de processamento, melhor o software se comporta.

Para testar a eficácia dos antivírus, foi executado um teste de detecção de ameaças, no qual foi divido em quatro categorias, sendo elas, taxa de detecção offline, taxa de detecção online, taxa de proteção online e por fim os alarmes falsos.

Gráfico 4 – Boxplot de Falsos Alarmes

O boxplot apresenta uma baixa concentração de falsos alarmes, sendo metade destes entre cinco e vinte cinco e dois pontos discrepantes.

4.2 ANÁLISE DE VARIÂNCIA

Taxa de Detecção Offline

Taxa de Detecção Online

Taxa de Proteção Online

Média

89,46875

Média

97,9875

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com