TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica sobre a NR-17

Por:   •  22/2/2019  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  2.203 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Maryna Rios Paiva                         Matrícula: 1713238

Docente: Jorge Luiz de Lima Maciel                 Turma: 79-M35AB

Análise Crítica sobre a NR-17

A Norma Regulamentadora nº 17 tem como base os conceitos da ergonomia, com o objetivo de garantir boas condições de trabalho, valorizando as características físicas e psicológicas dos funcionários. Tendo como objetivo adaptar as máquinas ao homem, contribuindo com conforto e segurança, para assim adquirir eficiência no sistema produtivo. O conceito de ergonomia se torna bem amplo quando visto por diferentes ópticas, assegurando quesitos não só no âmbito, mas também na rotina de jornada de trabalho, nos conceitos fisiológicos, influenciando na aplicação de boas práticas.

Com a efetivação das normas no ambiente de trabalho, as condições de saúde e segurança dos empregados são garantidas quando utilizados os equipamentos de forma correta, necessitando de funcionários conscientes e capacitados para fazer o bom uso dos equipamentos de garantia ergonômica, a fim de obter os resultados das boas condições do âmbito profissional, prevenindo a ocorrência de doenças laborativas, as quais são atualmente o maior motivo de licenças.

Contudo, a ergonomia vai bem além dos conceitos normativos explicitados na NR, necessitando de um maior entendimento do assunto, para que assim possa ser feito o diagnostico e correção da situação empresarial. Assim como afirma o ergonomista, Anderson Rodrigues Freitas, a NR 17 se tornou vaga, pois proporciona ao avaliador pouca base para a análise, oferecendo indicativos apenas para limitadas situações de trabalho.

Fazendo uma interpretação da mesma, enquanto pesquisador da área e ergonomista, considero que a NR 17 deveria se limitar apenas aos seus três primeiros itens, onde se justifica os objetivos da norma, as dimensões relacionadas às condições de trabalho e a necessidade de avaliar as condições de trabalho para sua adequação às características psicofisiológicas do trabalhador, sendo esta última realizada por meio da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), um método de avaliação baseado em metodologias de investigação da ergonomia.”

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com