TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da NR15

Exames: Análise Da NR15. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1

Analise a NR 15 (anexos 11 ao 13-A), assista ao vídeo (20min) sobre o banimento do amianto no Brasil e finalmente se pronuncie em resenha de 35 a 40 linhas:

1. Qual o limite de tolerância do amianto no Brasil?

2. Qual a técnica/metodologia de medição dessa substancia no meio ambiente do trabalho?

3. Você é contra ou favor do banimento ( critica às minhas posições nesse vídeo).

http://www.fundacentro.gov.br/dominios/VIDEOCAST/indexRss.asp?pag=Amianto&

http://www.youtube.com/watch?v=vKe8d6Zrfjg&noredirect=1

Fique à vontade para aduzir outras fontes e pesquisas.

O Anexo 12 da NR 15, em seu item 12, determina que o limite de tolerância de fibras respiráveis de asbesto crisotila é de 2,0 f/cm³. Entende-se por fibras respiráveis de asbesto aquelas com diâmetro inferior a 3 micrômetros, comprimento maior que 5micrômetros e relação entre comprimento e diâmetro superior a 3:1.

A avaliação ambiental será realizada pelo método do filtro de membrana, utilizando-se de aumentos de 400 a 500x, com iluminação de contraste de fase. Serão contadas as fibras respiráveis independentemente de estarem ou não ligadas ou agregadas a outras partículas.

O uso do amianto foi proibido dezenas de países, incluídos Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda, Japão, Itália, Hungria Grã-Bretanha e Estados Unidos; na América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. Embora vários países em desenvolvimento ainda permitam o uso e adotem limites de tolerância para o amianto, o critério de Saúde Ambiental 203 do Programa de Segurança Química da Organização Mundial da Saúde de 1998 concluiu que “nenhum limite de tolerância foi identificado para os agentes carcinogênicos"; "que onde materiais substitutos para crisotila estiverem disponíveis, eles devem ser considerados para uso" e "que a exposição ao amiantocrisotila aumenta os riscos de asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma em função da dose”.

Porém os ministérios que se posicionaram contra a adesão do Brasil alegam prejuízos econômicos à produção e à geração de empregos - o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, com 306,3 mil toneladas anuais no último balanço (a Rússia é o maior), e o segundo na exportação (134,1 mil toneladas de fibras, no valor de US$ 79,9 milhões, e 49,9 mil toneladas de manufaturados, no valor de US$ 145,3 milhões). Toda a produção nacional para consumo no mercado interno está hoje concentrada na mina de Cana Brava, em Minaçu (GO), que tem vida útil prevista para quase mais 30 anos.

A indústria de construção civil interna consome a maior parte da produção que aqui fica, em telhas onduladas, chapas de revestimento, tubos e caixas d'água. Na indústria automobilística, o consumo está concentrado em produtos de fricção (freios, embreagens). Mas há consumo também em produtos têxteis, filtros, papel e papelão, isolantes térmicos. E o setor que produz fibras alternativas à crisotila assegura que pode atender a todo o consumo dos produtos problemáticos.

Vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com