TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise E Projeto De Sistemas

Relatório de pesquisa: Análise E Projeto De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo de Casos de Uso

Casos de uso são descritos na forma de cenários narrativos de maneira informal, semiformal ou informal essa descrição varia entre os autores e pode ser adaptada pela equipe de analistas, mas é importante manter um padrão. Os Casos de uso descrevem os requisitos externos do sistema e são usados na fase de análise de requisitos possibilitando elaboração de casos de testes e manuais de usuário.

Consiste o modelo de casos de uso no conjunto de todos os casos de uso do sistema, ou de um subsistema, em conjunto com todos os atores que interagem com estes casos de uso, que, desta forma, descrevem a funcionalidade completa do sistema. A descrição de um caso de uso define o que o sistema faz quando o caso de uso é executado, ou seja, o

caso de uso representa uma funcionalidade do sistema. Deve se

ter em mente que um ator não deve ter

que executar vários casos de uso para obter algo útil: o caso de uso tem relevância e está num nível de granularidade que o usuário entende. O propósito do modelo de casos de uso é garantir que todos os requisitos funcionais são cobertos pelo sistema. Para manter o foco, ignora se, no momento, os requisitos não funcionais, incluindo a concorrência.

Dentro da disciplina de requisitos a parte mais importante do caso de uso é o fluxo de eventos deste. O fluxo de eventos descreve a sequencia de ações realizadas por um ator ao interagir com o sistema e é descrita em linguagem natural, de maneira simples. O modelo de casos de uso é completado por especificações não funcionais que cobrem os aspectos do sistema que não podem ser descritos facilmente nos casos de uso ou que se aplicam a todos os casos de uso. Os casos de uso e os atores são definidos pela UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de

Modelagem Unificada). O RUP (Rational Unified Process) utiliza os diagramas de caso de uso e os

diagramas de atividade para visualizar o modelo de casos de uso, incluindo os possíveis

relacionamentos.

O modelo de casos de uso é o resultado da disciplina de requisitos e visa capturar as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. Portanto, os casos de uso atuam como uma linguagem comum entre os usuários e os desenvolvedores do sistema.

Modelagem Conceitual

A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. O modelo conceitual é estático não podem existir referências a operações ou aspectos dinâmicos dos sistemas. Então, embora o modelo conceitual seja representando pelo diagrama de classes da UML, o analista não deve ainda adicionar métodos a essas classes.

Atributos, Classes ou Conceitos e Associações elementos do modelo conceitual, Atributos: informações alfanuméricas simples, como números, textos, datas, etc. Classes ou conceitos: que são a representação da informação complexa que agrega atributos e que não pode ser descrita meramente por tipos alfanuméricos. Associações: que consistem em um tipo de informação que liga diferentes conceitos entre si.

Referências

RAUL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com