TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Políticas Ambientais

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

ESCOLA POLITÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GESTÃO AMBIENTAL

GIOVANNA VASCONCELLOS

MEHCEN TUAN SAFIEDDINE
PEDRO HENRIQUE HOFFMAN
ROBERTA GAMBARO

ANÁLISE DE POLÍTICAS AMBIENTAIS

CURITIBA

Agosto/SETEMBRO - 2015


EMPRESA 1: SUPREMO CIMENTO

Gerenciamento de resíduos sólidos: todos os resíduos sólidos são coletados, classificados, armazenados, transportados e destinados, conforme legislação ambiental e normas técnicas.

Tratamento e Monitoramento de Efluentes Sanitário e Industrial: os efluentes sanitário e industrial são tratados em estações próprias dentro da fábrica e, periodicamente monitorados para avaliar o atendimento da legislação ambiental e a eficácia do sistema de tratamento.

Monitoramento de Águas Superficiais e Subterrâneas: as águas superficiais (córregos que passam pela área da fábrica) e subterrâneas são monitoradas periodicamente, conforme legislação ambiental.

Controle de Material Particulado: com o objetivo de controlar a emissão de material particulado (poeira), a fábrica possui filtros nas saídas dos dutos e chaminés, bem como possui uma varredeira operando diariamente para manter as vias e pátios limpos, reduzindo a dispersão de poeira.

Controle e Monitoramento de Emissões Atmosféricas: para garantir a eficiência dos controles de emissões, a fábrica realiza monitoramento 24 horas por dia, com analisador próprio e, periodicamente, com laboratório terceirizado, conforme a legislação ambiental.

Monitoramento da Qualidade do Ar: a qualidade do ar do entorno da fábrica é avaliada periodicamente, conforme a legislação ambiental.

Monitoramento de Fumaça Preta: com objetivo de controlar a emissão de fumaça preta, periodicamente toda a frota de veículos a diesel é monitorada, atendendo a legislação ambiental.

Monitoramento de Ruído de Entorno: para avaliar o conforto para a comunidade em relação ao ruído da fábrica, periodicamente é realizado o monitoramento em vários pontos no entorno, conforme a legislação ambiental.

Monitoramento de Fauna: a avaliação da manutenção da fauna em função das atividades da empresa é realizada através de monitoramentos periódicos das principais espécies locais, como o macaco Bugio (atração à parte para funcionários e visitantes), bem como aves e peixes.

Recuperação e Monitoramento de Flora: a Supremo Cimento realiza o plantio e manutenção de árvores nativas nas suas áreas de preservação permanente e de barreira vegetal, monitorando periodicamente o desenvolvimento das espécies.

Reaproveitamento de Água da Chuva: considerando que a água está se tornando um recurso cada vez mais escasso, a Supremo Cimento reaproveita a água da chuva e do processo industrial, para resfriamento de equipamentos e limpeza geral da fábrica. São reaproveitados, em média, mais de 1 milhão de litros de água por ano.

Educação Ambiental: a educação ambiental é desenvolvida com os funcionários da Supremo Cimento, através de integração, da Semana Interna de Meio Ambiente (SIMA), palestras e campanhas. Realizamos ainda trilha ecológica, com o objetivo de conscientizar sobre a preservação ambiental e promover a participação de todos nas ações socioambientais da empresa. A Supremo Cimento mantém um programa de comunicação social com a comunidade e escolas, através da visitação periódica na fábrica, para conhecer os programas ambientais da empresa e o processo de fabricação de cimento. “

        Os motivos pelos quais a equipe realizou a escolha dessa empresa foram que, além de ela ser uma empresa/indústria potencialmente poluidora por conta do seu produto (cimento), ela corresponde à área dos integrantes do grupo, de engenharia civil.

A partir das políticas (ações) ambientais apresentadas pela empresa Supremo Cimento, é possível perceber que todas elas são viáveis, uma vez que é explicado o funcionamento de cada uma dessas práticas.

        Uma ação válida de ser ressaltada é a de educação ambiental, pois são poucas (ou quase nenhuma) empresas que apresentam essa prática de sensibilização. Crianças normalmente aprendem mais ao realizar práticas educativas do que pelo ensino formal. Com isso, elas acabam repassando essas informações, e assim, com pequenas ações diárias, é possível ajudar a redução da poluição em uma quantidade considerável.

        Além disso, é possível perceber que, como a empresa é relativamente recente (2003), ela foi fundada em uma época em que a preocupação com o meio ambiente tomou grandes proporções, e por conta disso, a demanda em relação

EMPRESA 2: MRV ENGENHARIA

“A empresa MRV, uma construtora e incorporadora do país no segmento de imóveis para a classe média e baixa, iniciou neste ano a implantação das certificações ISSO 14001, que estabelece um sistema de Gestão Ambiental e também da OHSAS 18001, sistema de gestão de saúde e de segurança ocupacional.

        Com isso a empresa afirma que:

Agirá preventivamente:

“Prevenindo doenças e lesões de seus colaboradores, principalmente aquelas relacionadas ao uso de ferramentas e trabalho em altura”.

“Prevenindo a poluição, com foco nos impactos relacionados à geração de resíduos, e promovendo o uso racional de recursos ambientais”.

Atenderá a requisitos legais:

“Atendendo aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais e perigos de segurança e saúde ocupacional”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (99.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com