TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Riscos - Gestão de Projeto

Por:   •  16/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E ANÁLISE DE RISCOS

Project management and risk analysis

Bruno Rodrigues, Christofer Moraes, Eric Alencar, Juliano Oliveira, Lucas Barel

1 – Dicente Engenharia de Produção - Daniel Marcus G de Oliveira

 Contato: riskanalysis2017@yahoo.com

RESUMO

Em grande maioria dos projetos, os riscos associados aos grandes investimentos geram sempre uma atenção especial dos líderes, gerentes e patrocinadores. Esse fato ocorre, devido às grandes cifras que propulsionam o desenvolvimento do projeto e a reputação das equipes que orquestram e planejam a execução do projeto.

O gerenciamento dos riscos possibilita o mapeamento e melhor compreensão da estrutura do projeto, sendo possível à identificação dos potenciais riscos que possam ocorrer no desenvolvimento do projeto, que geralmente estão associados a tempo de execução, qualidade e custos.

Em virtude dos grandes problemas encontrados no desenvolvimento dos projetos, os processos de gerenciamento dos riscos se subdividem em várias etapas que se seguidas de forma correta aliviam os gaps originados no planejamento inicial do projeto.

Descritores: Projetos, riscos, desenvolvimento.

ABSTRACT

In most projects, the risks associated with large investments always generate special attention from leaders, managers and sponsors. This is due to the large numbers that drive the development of the project and the reputation of the teams that orchestrate and plan the execution of the project.

Risk management enables the mapping and better understanding of the project structure, and it is possible to identify the potential risks that may occur in project development, which are usually associated with execution time, quality and costs.

Due to the great problems encountered in project development, the risk management processes are subdivided into several steps that are followed correctly to alleviate the gaps originated in the initial planning of the project.

Keywords: Projects, risks, development.

CONSCIESI - Revista Científica do Instituto de Ensino Superior de Itapira – IESI

www.consciesi.com.br / www.iesi.edu.br

[pic 2]


INTRODUÇÃO

O gerenciamento de projetos é um conjunto ferramentas gerenciais que consiste no desenvolvimento de habilidades, conhecimento e capacidades individuais dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade.

Segundo (VARGAS R. V., 2005) Em geral, o gerenciamento de projetos pode ser aplicado a qualquer situação onde exista um empreendimento que foge ao que é fixo e rotineiro na empresa. A principal vantagem a ser destacada na utilização do gerenciamento de projetos é que ele não é restrito a projetos grandes e de alta complexidade e custo, podendo ser aplicado em empreendimento de qualquer natureza, complexidade e custos. Dessa forma os gerenciamentos de projetos podem ser aplicados em todas as áreas de conhecimento humano, incluindo os trabalhos administrativos, estratégicos e operacionais, bem como a vida pessoal de cada um (VARGAS V. R., 2014)

Analise Preliminar de Riscos

Analise preliminar de riscos é uma técnica de avaliação dos riscos presentes na realização das atividades. É um estudo feito na fase inicial do projeto e possui como finalidade determinar os riscos que podem atrapalhar o processo. Essa análise é muito utilizada dia-a-dia pelos profissionais da área de segurança.

Segundo (GARCIA, 2013), ao analisar o anuário estatístico da previdência social entre os anos de 2008 e 2010 é possível observar que ocorreu redução de acidentes do trabalho ano após ano, o que permite concluir que as organizações estão buscando diversas maneiras de melhorar a gestão em segurança do trabalho.

Seus objetivos são identificar as causas de riscos, estabelecer medidas de segurança, orientar os colaboradores sobre os riscos existentes nas atividades, estabelecer medidas e procedimentos seguros para execução, prevenir na ocorrência dos acidentes, e ajudar na redução dos gastos causado pelos acidentes.

A elaboração de uma análise de risco é feita através de coleta de dados sobre as atividades e local que irá ser realizada. É feita uma listagem dos riscos associados a atividade, cada risco é identificado, e as causas e seu potencial, os efeitos e a gravidade, e as medidas de correção ou prevenção.

Um modelo de planilha auxilia na organização dos dados:

  1. Data;
  2. Local/Atividade;
  3. Responsável;
  4. Participante;
  5. Itens;
  6. Perigo/Ameaça;
  7. Risco;
  8. Causas/Vulnerabilidade;
  9. Danos/Efeitos;
  10. Classificação dos riscos;
  11. Medidas Preventiva;

[pic 3]

Sabemos que essa ferramenta nos ajuda a mapear os riscos e prevenir antecipadamente. Porém a probabilidade de ocorrência de acidentes é inevitável, de forma que estamos à mercê de todos os riscos e perigos, e com essa analise conseguimos visualizar de antemão os possíveis problemas que ocorrerá e nos ajudarando a evita-los antes da ocorrência.

A Importância do Gerenciamento de Risco em Projetos

Segundo (Schneider 2014), por falta de um bom planejamento muitos projetos não conseguem aferir o resultado esperado sendo surpreendido por eventualidades (riscos) não esperados que acarretam na desestruturação do projeto.

Para começar, qualquer decisão do projeto, atividade da equipe ou nova etapa possui um nível de risco embutido. Existe a chance de um problema se concretizar e gerar um efeito negativo para cada atividade, entrega ou etapa do seu projeto. Se identificar seu impacto e a sua probabilidade e´ pouco provável que venha acontecer.

Para abrir um negócio, por exemplo, as chances de riscos são grandes, tanto o de alavancar a empresa, quanto à do fracasso. Utilizando desse exemplo, para abrir o negócio com menor probabilidade de riscos, é importante a realização de um projeto para o empresário não “pisar com os olhos vendados” no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (420 Kb)   docx (204.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com