TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Gerenciamento dos riscos do projeto(PMBOK)

Por:   •  10/9/2015  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Gerenciamento dos riscos do projeto

O capítulo 11 da 5ª edição do guia PMBOK aborda o tema Gerenciamento dos Riscos do Projeto. Entende-se por riscos, incertezas dentro do projeto cuja ocorrência pode influenciar positivamente ou negativamente os objetivos estabelecidos. Para não interferir no cumprimento ou sucesso de um ou mais objetivos do processo (casos de risco com consequências negativas) , é importante tomar medidas antecipadas que dão garantias maiores para que riscos inesperados não causem futuros problemas.

Para lidar melhor com possíveis riscos o guia orienta os profissionais a fazerem o planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle dos riscos, essas medidas ajudam entre outras coisas na prevenção, tomada de decisão, cumprimento de prazos, conhecimento da probabilidade de ocorrência, dimensão de impactos, revisão e correção do projeto em tempo hábil.

O planejamento de risco é como os riscos serão gerenciados, faz parte da fase inicial e tem forte influencia no êxito dos passos seguintes.

Identificar os riscos é um momento crucial, onde integrantes da equipe buscarão por riscos existentes, requer muita dedicação e atenção já que novos riscos podem surgir a qualquer momento no ciclo de vida do projeto. Esse não é o momento de preocupar exclusivamente com probabilidade de ocorrência dos riscos, pois o enfoque dessa fase é apenas identificar e descrever suas características.

A análise de risco se divide em qualitativa e quantitativa, envolve avaliar os riscos com maior probabilidade de ocorrência e impactos que podem causar. Após esse processo os envolvidos no projeto saberão quais são os riscos que precisarão de maior atenção, ou seja, é possível definir  prioridades aos riscos.

Após a análise é necessário planejar respostas aos riscos. Esse processo  define estratégias e soluções, além de atribuir responsabilidades a integrantes da equipe de projeto para cada risco. Aqui as soluções devem ser planejadas com antecedência à ocorrência dos riscos, pois sabemos que adotar uma ação antecipada para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco ocorrer no projeto em geral, é mais eficaz do que tentar reparar o dano depois de o risco ter ocorrido.

Por fim controlar os riscos pode-se entender como por em prática todas as fases anteriores,  todo o material planejado, identificado, documentado, analisado e soluções devem agora ser trabalhados de forma integrada.

A identificação dos riscos exige experiências dos envolvidos uma vez que a identificação pode não ser tão obvia, além do mais a identificação de risco é um processo iterativo fazendo parte de todas as fases do ciclo de vida do projeto. Apesar de este capítulo do guia fornecer conhecimentos à equipe de como tratar melhor os riscos durante o desenvolvimento do projeto, a linguagem usada não é muito clara, é preciso um conhecimento prévio e experiência em gerenciamento de projetos para compreender cada processo do gerenciamento de riscos, isso fica evidente, pois algumas vezes os próprios autores citam que é ideal a consulta de opinião especializada, profissionais que trabalham ou já trabalharam em projetos semelhantes e que tenha, portanto, mais experiência.


Referencias

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 5. ed. Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com