TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Riscos em Projetos: uma abordagem por reflexão computacional baseada em lógica

Por:   •  11/2/2016  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de Riscos em Projetos: uma abordagem por reflexão computacional baseada em lógica

A análise de risco de um projeto tem o objetivo de identificar e gerenciar os riscos do investimento. Através desse método a empresa aumenta as chances de sucesso do empreendimento e diminui o risco de fracasso. Nos últimos anos, principalmente depois de seguidas turbulências no mercado, essa prática vem ganhando força entre as empresas.

Mas mesmo com o aumento da utilização da análise de risco, ainda é grande a porcentagem de gestores de investimento que se que ignoram essa metodologia, essa realidade tem gerado grandes fracassos e até mesmo levado muitas empresa à falência.

A literatura apresenta diversas metodologias para realizar a análise de risco, esses métodos vão desde a realização de um simples checklist até a criação de métodos específicos para cada tipo de projeto. Existe a preocupação da criação de um método padrão que possa ser utilizado para todo tipo de empresa.

Mas independente do método utilizado, o principal objetivo da utilização da análise de risco é identificar as variáveis que podem impactar de maneira negativa no resultado global do investimento, uma vez identificadas essas variáveis os gerentes podem trabalhar para minimizar o risco de elas ocorrerem.

Os gerentes de projetos devem entender que a análise de risco é importante e aumenta significativamente a chances de sucesso do investimento, nesse sentido, eles devem se informar a respeito dos métodos existentes e escolher o mais adequado para o tipo de projeto que estão gerenciando.

A análise de risco ajuda o gerente de projeto a realizar o seu trabalho de maneira mais eficiente, sendo assim, aumenta a probabilidade de resultados positivos, além disso, essa análise evita que a empresa corra riscos desnecessários, riscos esses que muitas vezes geram grandes prejuízos para a organização.

Referência

LUCENA. Carlos José Pereira de, SOUZA. Clarisse Sieckenius de, HAEUSLER. Edward Hermann, CARVALHO. Dárlinton Barbosa Feres. Disponível em <ftp://ftp.inf.puc-rio.br/pub/docs/techreports/10_18_carvalho.pdf> Acesso em 29 de set. de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com