TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e determinação da constante do Young do cabo de aço

Seminário: Análise e determinação da constante do Young do cabo de aço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Seminário  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução e Objetivos

Na experiência sobre molas realizada anteriormente nas aulas de física experimental, pôde-se entender a Lei de Hooke (F = -kx), a qual demonstrou a proporcionalidade entre uma força aplicada sobre uma mola com a deformação elástica sofrida pela mesma.

Um cabo, de algum material sólido, com determinados comprimento e área de seção transversal, também pode ser visto como uma mola, e assim sendo, aplicando-se uma força sobre esse cabo, ele se estica ou se comprime, seguindo a Lei Hooke, porém, é necessária a normalização da fórmula, ou seja, colocar a força em relação à área e o alongamento em relação ao comprimento:

A qual é expressa comumente como:

E onde σ é a tensão aplicada sobre o cabo e ε é o alongamento sofrido pelo mesmo. A constante de proporcionalidade E é o chamado módulo de elasticidade, ou de Young.

Percebe-se, portanto, que o módulo de Young tem relação direta com a rigidez dos materiais – resistência de um corpo à deflexão por uma força aplicada –, dividindo-os em rígidos ou flexíveis. Quanto maior o módulo de Young, maior a rigidez do material. No entanto, vale lembrar que essa rigidez não depende apenas do módulo de Young.

Em relação ao alongamento ou deformação, deve-se ficar claro que se o limite de elasticidade do material for superado, haverá deformação plástica - deslocamento permanente dos átomos do material. Caso contrário, a deformação será elástica – os átomos mantêm as suas posições relativas.

Sendo assim, a experiência em questão tem como objetivo analisar e determinar a constante de Young de um cabo de aço, a qual permite interpretar a rigidez desse material.

Material Utilizado

- Massores;

- Micrômetro comum;

- Micrômetro bolha;

- Régua;

- Trena;

- Papel milimetrado;

- Cabo de aço;

- Haste suporte;

- Balança semi-analítica;

Métodos

Métodos:

1. Preparação e Montagem

O sistema da experiência é constituído de uma haste vertical com um micrômetro bolha embutido, que serve de suporte para o sistema cabo-massa. Na extremidade do cabo, há uma bandeja – adicionada de um massor inicial, a fim de manter o cabo esticado – onde são colocados os massores para os devidos fins.

Antes de iniciar propriamente o estudo do módulo de Young, é feita a pesagem dos massores com o auxílio da balança, atentando-se para o fato de que a balança deve estar zerada (marcando 0.00 gramas quando vazia).

Posteriormente, o diâmetro do cabo é medido com o auxílio do micrômetro comum para a obtenção do raio (para o cálculo da área da secção transversal do cabo), atentando-se para o fato de que o micrômetro deve estar calibrado, ou seja, zerado e em condições de uso.

Por fim, com o auxílio de uma trena, o comprimento inicial do cabo (distância entre o local onde o cabo está preso até o micrômetro bolha) é medido, a fim de obter um ponto de referência para as posteriores deformações.

Tanto a pesagem dos massores, como a medição do diâmetro e o comprimento inicial do cabo são realizados três vezes, para calcular uma média aritmética que permite minimizar os erros de medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com