TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de vetores à engenharia civil

Abstract: Aplicação de vetores à engenharia civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Abstract  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  4.992 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

DICIPLINA: CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALITÍCA

PROFESSOR: RODRIGO DIAS

“APLICAÇÃO DE VETORES NA ENGENHARIA CIVIL”

ALUNO: WESLEY MATIELI DE CARVALHO

MAT: 201301139688

INTRODUÇÃO

Através desde trabalho venho apresentar dados e informações obtidas por meio de sites de pesquisas, sobre “vetores”, que aborda de forma abrangente o mundo das engenharias, sendo utilizadas para estudos e para resoluções de problemas na área da engenharia, trazendo algumas informações sobre esse assunto que é de suma importância para estudantes e profissionais da área.

O conceito de vetores era utilizado desde a antiguidade, apesar de que os próprios usuários não tivessem essa ideia, Por isso é difícil imaginar como enormes estruturas milenares podem ser feitas sem que haja aplicação desse conceito.

Uma das principais aplicações de vetores a engenharia civil está associada à física. Os vetores integram praticamente todos os assuntos voltados para a engenharia civil podendo assim citar alguns exemplos tais como o dimensionamento de vigas e treliças, onde estão envolvidos conceitos de força e carregamentos, reações de apoio, momento onde os vetores são muito requisitados.

Abordados também em algumas matérias do curso tais como estática que aborda e estuda as condições dos corpos em repouso, e resistência dos materiais que estuda a capacidade do material a resistir a uma força a ele aplicada, que fazem dos vetores um conteúdo de suma importância para que o aluno compreenda a base da engenharia civil.

No caso da matéria de estruturas os vetores são usados de maneira mais aprofundada utilizando de um tratamento espacial em 3D, para melhor compreensão do conteúdo, na matéria de cinemática e dinâmica do conteúdo de física clássica percebemos o uso de vetores em praticamente tudo, usado neste caso para representar tudo que se enquadra em grandezas vetoriais.

Na maioria das vezes esse assunto tem sua aplicação geralmente associada à força, por exemplo, para o calculo da tração de uma treliça, coluna, vigas, cabos entre outros é preciso saber o valor da força aplicada, ou seja, é necessário saber o valor desse vetor, para assim poder criar formas de sustentação para determinada construção.

Em uma construção de um pavimento automobilístico é preciso calcular através de grandezas vetoriais a inclinação de uma curva e a velocidade máxima permitida em determinado ponto do trajeto. O cálculo do tamanho de uma pista de aterrissagem em um aeroporto também é feito com o auxilio de grandezas vetoriais. Pois o calculista deve projetar a pista sabendo a provável velocidade e angulação que o avião deverá pousar, determinando então o tamanho que a pista deve ter.

CONCLUSÃO

A aplicação de vetores a engenharia civil está presente em praticamente todos os instantes, serve por exemplo, de auxilio para calcular o diâmetro de uma barra de ferro ou uma viga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com