TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do Cinco "S" Em Uma Clínica de Radiologia

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

. INTRODUÇÃO

Para De Moraes et al (2020), o conhecimento da percepção dos clientes a respeito da qualidade do serviço de saúde constitui em uma etapa primordial para um planejamento eficiente de ações que garantam a excelência do serviço prestado.

Segundo Mamede e Almeida (2020), a Gestão da Qualidade é uma vertente essencial na grande maioria dos Serviços de Radiologia e a manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) que promovam a melhoria contínua um requisito obrigatório para todos os que procuram manter os padrões de excelência.

Neste sentido, Rosa et al. (2011, p. 3) afirmam que “as mudanças recentes levaram as empresas da área de saúde a dedicarem uma atenção maior à qualidade dos serviços.” Mamede e Almeida (2020) ressaltam que o contexto atual da pandemia do Covid-19 representa um momento de crise para os Serviços de Radiologia e muitas são as dificuldades com que se deparam as empresas, por exemplo, manter as melhorias na prestação de serviços. Para Yooko et al (2020) Os departamentos de radiologia precisaram adotar mudanças significativas em sua rotina durante a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus, a fim de reduzir sua transmissibilidade e otimizar os cuidados médicos.

O acesso à informação, num mundo globalizado, transformou a “atitude do paciente que passou a chamar-se cliente”, que por sua vez, começou a entender seus direitos e, consequentemente, ser mais exigente. Hoje, “o cliente quer entender, opinar, interagir e se possível, escolher o melhor caminho diante das várias opções disponíveis no mercado.” (ROSA et al., 2011, p. 3).

Uma das formas de uma empresa estimular e pôr em prática a Gestão da Qualidade é usar a ferramenta 5S. Segundo Dinis (2016) apud Instituto Kaisen (2012), esta metodologia apresenta alguns benefícios após a sua implantação, por exemplo, maior produtividade pela redução da perda de tempo à procura de objetos, redução dos desperdícios, dos tempos de execução e de movimentação, redução nos custos, melhor qualidade dos produtos e dos serviços, menor taxa de acidentes de trabalho, maior satisfação em trabalhar e por fim garante uma melhor imagem perante o cliente. A autora ainda ressalta o objetivo dos 5S é mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Diante do exposto, esta pesquisa se propõe a fazer um estudo de caso sobre a metodologia 5S em uma empresa de radiologia, do município de Campos de Goytacazes, Norte do estado do Rio de Janeiro. A intenção é analisar os benefícios de sua aplicação. E, assim como Barbosa et al (2017), espera-se que a adoção dessa ferramenta prolifere a cultura da mesma por toda a empresa, tornando seus processos mais claros, ágeis, eficientes e produtivos.

1.1 Justificativa

A qualidade é um fator primordial em todos os setores da economia. Na saúde, em particular, onde vários e diferentes atores estão envolvidos, fica evidente que a qualidade deve ser entendida como um “parâmetro de avaliação, sem o qual o serviço oferecido pelas instituições de saúde estaria significativamente comprometido” (PERTENCE; MELLEIRO, 2010, p. 1025).

Na verdade, é um grande desafio no atual cenário econômico brasileiro, para gestão de serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com