TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprimoramento Do Controle de Qualidade Sob a ferramenta Maple

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

Aprimoramento Do Controle de Qualidade Sob a ferramenta Maple

Douglas Alves

Douglas.sousa@alunos.unis.edu.br

Wesley Ciqueira

Wesley.ciqueira@alunos.unis.edu.br

Orientador:

Prof. Mestre Thiago

Tiago@unis.edu

Resumo: No presente artigo será abordado a ferramenta Maple para realizar a análise da produção de uma empresa no ramo da Metalúrgica. Visando o melhoramento da produção através de Cálculos obtidos pelo software. Utilizaremos para analises os tornos convencionais e os tornos de comando numéricos cujo principal objetivo e fazer uma análise profunda sobre o nível de precisão da qualidade diminuindo então o tempo de medição de cada peça trabalhada. Esse artigo tem como escopo detalhar o procedimento de medição, fazendo então uma comparativa entre a medição do controle de qualidade é a resultante da ferramenta Maple.

Palavras-chaves: Sistemas de computação algébrica, Controle de qualidade e Maple.

Abstract: In this article we will use the Maple tool to analyze the production of a company in the Metallurgical industry. Aiming to improve production through calculations obtained by the software. We will use for analysis the conventional lathes and the numerical command lathes whose main objective is to make a deep analysis on the level of precision of the quality, decreasing then the measurement time of each piece worked. This article aims to detail the measurement procedure, making a comparison between the quality control measurement and the result of the Maple tool.

1 Objetivo

O presente artigo tem por objetivo a análise de peças fabricadas por uma empresa do ramo da metalurgia fazendo comparativas entre medidas feitas em uma quantidade de peças, usando uma análise sobre o lote de x  peças.

MESQUITA; ALLIPRANDINI (2003) trata o melhoramento contínuo como parte da cultura da organização, ou seja, deve ser uma filosofia de vida para as pessoas. Em concordância com o autor o artigo tem uma ênfase que, quando os conhecimentos em metodologias trazem o progresso isso se torna algo cultural que melhora a produtividade, qualidade do serviço e a transparência ao atendimento.

Em busca por uma melhoria continua do processo de qualidade, aplicamos sobre  software chamado Maple os dados coletados por meio de medições, procurando  uma maneira de simplificar o tempo gasto no processo utilizado para aferir ,o software ele fornece dados precisos com tolerâncias próximas aos dados reais.

Sobre esse estudo introduzido de forma comparativa, conseguimos obter dados reais que comprovam a eficácia da ferramenta Maple, como também, podemos avaliar que o operador de controle de qualidade por meio de medidas sobre uma porcentagem total de peças consegue assegurar uma confiabilidade sobre todo um lote de peças produzidas, confiando sob a análise desses dados.

Através desse estudo foi possível comprovar que em determinados casos se tem como melhor aproveitamento de tempo a utilização da ferramenta.

1.2 Metodologias

O artigo apresentado conforme o  método utilizado para este estudo classifica-se como qualitativo e quantitativo. Conforme Vergara (2007), de acordo com o tipo de pesquisa, classifica-se quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos meios como bibliográficas e estudo de caso.

A pesquisa apresentada foi obtida através de livros acadêmicos, Google acadêmico e livros.

Referencial Teórico

2.1 Introdução

No termino do século XV, Leonardo da Vinci começou a desenvolver suas ideias sobre tornos, uma melhor estética e funcionamento do mesmo. Então deu se início a ideia da criação do torno conhecido como torno de Fuso, esse torno por sua vez era constituído de um pedal e roda que mantinha o movimento inercial.

 Já James Watt no início do Século XVIII desenvolveu a ideia da máquina a vapor que por sua vez ajudou a dar um salto na revolução industrial dando origem então a máquina a vapor.

No início do século XIX os primeiros tornos a serem usados para uso era conhecido como torno de vara, que por sua vez era bastante comum o uso por artesãos, pois auxiliava os trabalhadores em seu cotidiano. Nessa época o material a ser trabalhado ficava amarrado sobre uma corda e pendurado ao torno.

A utilização do torneamento a partir da evolução industrial acarretou um grande marco as industrias pois, é a operação que através da excisão de uma parte do material de uma peça tratada, permite formar peças do formato geométrico de revolução.

Nos dias atuais a utilização dos tornos convencionais (manual) e computadorizados (automáticos) pelas industrias é vantajoso, pois os tornos mecânicos é altamente versátil, que possibilita usinagem de matérias de um estado bruto (solido) até a finalização desejada.

Os primeiros tornos CNC´s que provem da sigla computer numerical control surge se dá ideia de aumentar a produtividade. Nos anos 70 com o grande avanço da tecnologia dos computadores permitiu então a criação dessas máquinas.

No contexto industrial a lucratividade, desempenho, alta produtividade e rendimento são essências para o crescimento exponencial, então ferramentas de estatística foram desenvolvidas para auxiliar e orientar a produção.

A ferramenta Maple faz parte de um ambiente computacional essa metodologia aplicasse na parte de sistemas de computação algébrica. Essa computação por sua vez é uma área de investigação moderna que surgiu no século XX. A ferramenta (Maple) por sua vez é um modelo matemático poderoso que viabiliza calcular de pequenas a grandes equações, inclusive possibilita trabalhar com variados tipos de cálculos como: Cálculo das variações, Álgebra linear, Equações Diferenciais, Geometria, Lógica, Estatística entre outros tipos complexos.

2.2 TORNO MECANICO

O torno mecânico é a mais importante das máquinas-ferramenta. É geralmente considerado como a máquina-ferramenta fundamental porque dela se tem derivado todas as outras máquinas e também porque pode executar maior número de obras do que qualquer outra máquina-ferramenta. (Vianna, 2002) Torno mecânico é a máquina-ferramenta, destinada a trabalhar uma peça animada de movimento de rotação, por meio de uma ferramenta de corte. Esta ferramenta pode trabalhar deslocando-se paralela ou perpendicularmente ao eixo da peça. No primeiro caso a operação é denominada tornear e no segundo caso facear. As curvas geradas pelos movimentos combinados da peça e da ferramenta são: uma hélice, quando se torneia, e uma espiral, quando se faceia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (360.7 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com