TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – Ferramentas utilizadas na gestão

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Gestão Financeira

Darlene Vieira Magalhaes

Eliane Faria Andrade

Geisa Cristina da Silva Machado

Keila Patrícia da Silva

Leandro Nascimento dos Santos

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – Ferramentas utilizadas na gestão

Belo Horizonte

2013


Darlene Vieira Magalhaes

Eliane Faria Andrade

Geisa Cristina da Silva Machado

Keila Patrícia da Silva

Leandro Nascimento dos Santos

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – Ferramentas utilizadas na gestão

Atividade estruturada apresentada ao Curso de Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do título de Gestor Financeiro.

Professora: Marilene Menegazzo

Belo Horizonte

2013

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS        

2.1        1ª ETAPA – INVESTIGAÇÃO/PESQUISA DE INFORMAÇÕES        

2.2        2ª ETAPA – SELEÇÃO E ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO        

3.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Esta atividade estruturada tem como objetivos compreender e interpretar os conceitos e técnicas de avaliação de desempenho utilizadas para a tomada de decisão da empresa, compreender também os principais conceitos de planejamento e controle financeiro que as empresas aplicam e utilizar estes conceitos, controles e modelos na gestão e controle das instituições.        

O trabalho contém uma parte onde foram estudadas e pesquisadas todas as informações importantes referentes ao assunto utilizando como auxílio os textos já existentes em bibliotecas e outros meios de comunicação como a internet.

Além das informações relevantes, a outra parte da atividade foi um estudo de caso em uma empresa que fora escolhida dentre os participantes. Sendo assim, a empresa escolhida foi a Umbrasil, prestadora de serviços de comercialização de consórcios no ramo automobilístico, mais precisamente o banco GMAC da Chevrolet.

Na empresa escolhida, existem vários fatores que levam a inadimplência dos clientes e com isso foram verificados itens como a taxa de risco de crédito que estava com índices elevados e para isto foi feito um planejamento financeiro para tentar diminuir estes valores até um nível significante e que ajude a empresa a ter o controle do crédito e principalmente das finanças do seu próprio negócio.

A partir desta atividade de pesquisa de cunho prático profissional os alunos do grupo poderão desenvolver competências para trabalhar em atividades que estejam vinculadas ao planejamento e controle financeiro de uma empresa obtendo uma capacidade de reflexão crítica sobre a teoria e prática no que tange aos diversos conceitos que envolvem a gestão financeira de uma instituição.  

  1. DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

A atividade refere-se em uma pesquisa sobre o planejamento e controle financeiro de uma instituição que tem como objetivo principal estimular à autoaprendizagem e a aproximação dos alunos com a realidade profissional de um gestor financeiro com relação a execução de sua profissão.

A partir disso, a pesquisa foi organizada com o intuito de proporcionar uma investigação e o contato direto com os profissionais já atuantes nas diversas áreas que compõem o curso de Gestão Financeira.

Visando a ampliação da percepção e do entendimento pessoal do aluno acerca da formação, atuação e das oportunidades do mercado de trabalho, a atividade foi dividida em duas etapas:

  • 1ª Etapa – Pesquisa de informações sobre o assunto através de um questionário
  • 2ª Etapa – Seleção e análise de estudo de caso

  1. 1ª ETAPA – INVESTIGAÇÃO/PESQUISA DE INFORMAÇÕES

Os alunos deverão realizar uma investigação/pesquisa para responder ao questionário previamente elaborado utilizando material já existente em bibliotecas e/ou arquivos na internet.

Seguem as questões e suas respectivas respostas:

  1. Como podem ser classificados os riscos em uma empresa?
  • Riscos de Macroambiente: Podem ser estudados nas seguintes dimensões: Politicos legais, Economicos, demograficos, naturais, tecnológicos e sociais.
  • Risco do Ambiente setorial: Que se traduzem nos riscos de fornecedores, de clientes, de concorrentes e de produtos alternativos.
  • Riscos Financeiros: Os quais se dividem em: Liquidez, de Crédito e de Mercado.
  • Riscos Operacionais: A possibilidade de ocorrências de perdas resultantes de falhas, deficiencias ou indadequação de processos internos, pessoas e sistema ou de eventos externos.

  1. Citar 03 riscos elevados? Dê exemplos e comente.

Risco de Mercado: decorre da possibilidade de perdas que podem ser ocasionadas por mudanças no comportamento das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.

Exemplo: Uma joalheria que mantém uma grande quantidade de ouro, prata e latina para seu trabalho diário. As variações dos preços destes metais preciosos no mercado internacional causam variações no patrimônio de sua joalheria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (269.1 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com