TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aracteristicas De Memoria

Trabalho Universitário: Aracteristicas De Memoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Tipos e características de memória de acesso aleatório.

As memórias de acesso aleatório compõem uma das partes mais importantes do computador, pois é nela que ficam armazenados os dados que o processador irá tratar diretamente, são extremamente rápidas se comparadas a memória ROM, porém, perde tudo o que se está carregado nela quando o computador é desligado ou perante uma queda de energia.

Há dois tipos de memória que são bastante utilizados, são SRAM, que é o estático e a DRAM, o dinâmico, há também um terceiro tipo denominado MRAM.

Memória SRAM: são mais rápidas que as DRAM, porém armazenam uma menor quantidade de dados e possuem um preço bem mais elevado tomando-se em conta o custo por megabytes. Esse tipo de memória geralmente é utilizado como cache.

Memória DRAM: Memórias desse tipo podem comportar grandes quantidades de dados, porém seu acesso não é tão rápido quanto a SRAM, já seu custo é bem menor.

Memória MRAM: Memórias do tipo magnético, são memórias desenvolvidas a pouco tempo mas que a muito já haviam sendo estudadas. Possuem certa semelhança com a DRAM, porém consomem menos energia, são mais rápidas e preservam os dados por um longo tempo mesmo com a ausência de energia devido às suas células magnéticas. O problema é que armazenam pouca quantidade de dados e possuem preço elevado, por isso provavelmente esse tipo de memória não será produzido em larga escala.

2.1 Tipos e características de memória de armazenamento.

As memórias ROM recebem esse nome porque os dados só podem ser gravados uma única vez, depois disso as informações nela contidas, não pode sofrer alterações, apenas podem ser lidas pelo computador, exceto por operações especiais. A memória ROM não perde dados com a ausência de energia, logo não é do tipo volátil. A seguir serão citados alguns tipos de memória ROM.

PROM: A memória ROM programável é um dos primeiros tipos dessa memória, a gravação nesse tipo de memória é feita por meio de uma reação físico/elétrica. Uma vez gravados os dados em uma memória PROM, eles não podem ser apagados ou alterados.

EPROM: Também é uma memória ROM programável, só que ela tem a particularidade que os arquivos podem ser regravados. Pode ser feito com um dispositivo que emite luz ultravioleta, no processo em questão o dados precisam ser apagados por completo e depois pode ser executada uma nova gravação.

EEPROM: Funciona do mesmo jeito q a EPROM, se diferencia no processo usado para apagar os dados, ao invés de luz ultravioleta, os dados são apagados eletricamente com a ajuda de um aparelho especial, possibilitando a regravação.

EAROM: A mesma coisa que as EEPROM, inclusive o processo de apagar os dados, o seu diferencial é que os dados nesse caso podem ser apagados parcialmente.

FLASH: Memórias FLASH também podem ser consideradas um tipo de EEPROM, portanto o processo de gravação é muito mais rápido, além disso são mais duráveis e comportam um volume elevado de dados.

CD-ROMs, DVD-ROMs e relacionados: São discos óticos onde os dados são gravados apenas uma vez, também existem discos óticos que podem ser regravados, são os CD-RW e DVD-RW.

- Disco Rígido (HD): O disco rígido é um dispositivo de memória ROM um pouco diferente dos demais. O HD se assemelha com esses tipos de arquivos por armazenar dados e eles não se perdem após o desligamento, mas o mesmo só pode ser acessado pelo sistema operativo. Outra particularidade do disco rígido é o fato dele ser um disco propriamente dito. Hoje também os discos rígidos se destacam pela capacidade gigantesca de armazenamento, existem HDs que comportam até 3TB de dados.

2.3 Características de memórias utilizadas em Ultrabooks.

Ultrabook é um conceito recém chegado no mercado que trás algumas inovações de grande valia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com