TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservação Da Memoria Da Pedagogia

Ensaios: Preservação Da Memoria Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 4

Preservação da memória da pedagogia

(somos feito de tempo)

Pode se falar que sim, somos feito de tempo. Considerando que cada geração adquiri herança cultural dos antepassados, assim a educação e a disciplina vem sofrendo mudança na forma de educar, na ideologia, na religião, na politica e em toda pedagogia. Preservar a memória da história da pedagogia é resgatar o passado e seus acontecimentos, com seus erros e aprendizagem construir uma pedagogia eficaz para o mundo contemporâneo.

Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e que com o passar do tempo estabelece mudança em seus projetos. Laurentina Gomes, autor do premiado livro, 808 afirma

“é imprescindível olhar o passado para construir o futuro”

Só analisando a história é que conseguimos desenvolver uma educação desejada. A história nos diz que no período primitivo não existia educação na forma de escola, as crianças eram educadas no seu próprio ambiente físico e social através de aquisição das experiência por meio de chefes de família que era os seus primeiros professores e em seguida os sacerdotes.

Nas sociedades orientais, predominava a educação tradicionalista ao se criarem segmentos privilegiados, a população, composta por lavradores, comerciantes e artesãos, não tem direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante. A princípio o conhecimento da escrita é bastante restrito, devido ao seu caráter sagrado e esotérico. Tem início, então, o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários. A grande massa é excluída da escola e restringida à educação familiar informal.

Na Antiguidades Grega: a Paideia(aquele que conduz a criança, no caso o escravo que acompanha a criança à escola.)

Com o tempo, o sentido se amplia para designar toda a teoria da educação. De modo geral, a educação grega está constantemente centrada na formação integral – corpo e espírito – mesmo que, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo esportivo ora para o debate intelectual, conforme a época ou lugar. Nos primeiro tempos, quando não existia a escrita, a educação é ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Apenas com o advento das poleais começam a aparecer as primeiras escolas, visando a atender a demanda.

antiguidade Romana: a humanistas

De maneira geral, podemos distinguir três fases na educação romana: a latina original, de natureza patriarcal; depois, a influência do helenismo é criticada pelos defensores da tradição; por fim, dá-se a fusão entre a cultura romana e a helenística, que já supõe elementos orientas, mas nítida supremacia dos valores gregos.

Idade Média: a formação do homem de fé

Os parâmetros da educação na idade média se fundam na concepção do homem como criatura divina, de passagem pela Terra e que deve cuidar, em primeiro lugar, da salvação da alma e da vida eterna. Tendo em vista as possíveis contradições entre fé e razão, recomenda-se respeitar sempre o princípio da autoridade, que exige humildade para consultar os grandes sábios e intérpretes, autorizados pela igreja, sobre a leitura dos clássicos e dos textos sagrados. Evita-se, assim, a pluralidade de interpretações e se mantém a coesão da igreja. Predomina a visão teocêntrica, a de Deus como fundamento de toda a ação pedagógica e finalidade da formação do cristão. Quanto às técnicas de ensinar, a maneira de pensar rigorosa e formal cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com