TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arduino projeto

Por:   •  2/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CRIAÇÃO DE MÓDULO DE BAIXO CUSTO PARA AUTOMAÇÃO DE

DISPOSITIVOS ACIONADOS POR INFRAVERMELHO

Alice Maria Sousa da SILVA1, Reyne Jasson Marcelino de BRITO2, João Moreno VILAS BOAS3, Allyson Amilcar Angelus Freire SOARES4

1Discente do curso técnico em manutenção e suporte em informática – IFRN.e-mail: alicesla14@gmail.com; 2Discente do curso técnico em manutenção e suporte em informática – IFRN.e-mail: reynejmg@gmail.com; 3Prof. Dr. Engenharia Mecânica – IFRN. e-mail: joao.vilasboas@ifrn.edu.br

4Prof. Esp. Engenharia Elétrica – IFRN. e-mail: allyson.soares@ifrn.edu.br

RESUMO: Dentre os grandes desafios observados no cotidiano escolar brasileiro, destaca-se a problemática referente ao controle de recursos auxiliares em salas e laboratórios por parte do corpo docente nas instituições de ensino. A maior parte destes recursos possui um controle distinto e de difícil manipulação, o que acarreta certa dificuldade no uso de instrumentos disponíveis para aperfeiçoamento do ambiente físico da sala de aula. Neste contexto, o presente artigo se propõe a desenvolver um projeto de automação como o intuito de otimizar a utilização de recursos no meio escolar. Para este fim, foi desenvolvido um controle portátil, baseado na plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, o qual unifica o controle de projetores e condicionadores de ar, por meio do uso de emissores e receptores infravermelhos, módulos Xbee e Arduino nas versões Mega e Uno. Assim, pretende-se, com custos operacionais reduzidos, possibilitar o domínio destes meios de forma mais rápida e prática, otimizando o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.

Palavras–chave: automação, arduino, xbee, infravermelho

CREATION OF LOW COST MODULE FOR AUTOMATION OF

DEVICES CONTROLLED BY INFRARED

ABSTRACT: Among the big challenges observed in the Brazilian school everyday, we highlight the problems concerning the control of auxiliary resources in classrooms and laboratories for the teaching staff in educational institutions. Most of these resources has a separate control and difficult handling, which carries some difficulty in the use of instruments available to improve the physical environment of the classroom. In this context, this article intends to develop an automation project as the aim of optimizing the use of resources in school. For this purpose we developed a portable control, based on the Arduino electronics prototyping platform that unifies the control of projectors and air conditioners, through the use of infrared transmitters and receivers, Xbee modules and Arduino in the Mega and Uno versions. Thus, it's intended, with reduced operating costs, enabling the domain means faster and practice, optimizing the use of technological resources in the classroom.

KEYWORDS: automation, arduino, xbee, infrared

[pic 2][pic 3]

X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015        Página 1


[pic 4]

INTRODUÇÃO

A tecnologia tem evoluído a um ritmo incrível, impondo novas regras ao mundo em que vivemos, sendo nós próprios, mesmo que inconscientemente, ficando dependente dessa tecnologia ao sermos forçados a nos adaptar a este processo evolutivo.

Área em constante crescimento, a automação tem um vasto campo de atividades – desde a integração de sensores que permitem detectar fumaça, fluxo de líquidos ou vazamentos de gás, até o processamento automático de lâmpadas, televisores, projetores multimídia e condicionadores de ar.

O termo "automação" é denominação para sistemas automáticos de controle, pelos quais os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência humana. Atualmente, a automação está presente em diferentes níveis de atividades do homem, desde as residências e sistemas de controle de tráfego, até processos industriais, projetos de pesquisas e jornadas espaciais.

Esta área não deve ser vista como um luxo, mas sim como uma necessidade, principalmente no que diz respeito à eficiência e eficácia. Estes aspectos da automação se tornam ainda mais relevantes quando o aplicamos em grandes empresas privadas ou repartições públicas.

Frente a essa realidade, as escolas brasileiras abriram espaço para que a tecnologia funcionasse, também, como auxílio didático em salas de aula e laboratórios.

Neste contexto, foram implantados recursos adjuntos com o propósito de intensificar a aprendizagem e favorecer o desempenho do professor em seu ambiente de trabalho. Todavia, por mais que a utilização desses instrumentos tendesse a proporcionar incremento na eficácia do ensino, seu manuseio inadequado torna-se uma obstrução para o alcance deste fim. Diante dessa problemática, reconhecemos que a função de educar, principal objetivo da escola, é prejudicada.

Com a preocupação de aperfeiçoar essa situação, foi criado um controle portátil como tecnologia open source de baixo custo, que simplifica o domínio de tais equipamentos, diminuindo despesas com energia e aumentando a praticidade no cotidiano escolar.

Porém, para tal objetivo ser alcançado, faz-se necessária a integração das novas tecnologias existentes no mercado. O microcontrolador Arduino vem sendo bastante utilizado devido ao seu baixo custo, praticidade e versatilidade, além do fato de possuir centenas de sensores no mercado, o que possibilita que o mesmo seja utilizado na automação de uma infinidade de processos. Uma vez realizada a automatização de um processo, este deverá ser controlado, o que poderá ser feito remotamente por meio de dispositivos de raio frequência como XBees.

Assim, o presente projeto consiste na utilização das tecnologias supracitadas para a automatização das salas de aula e laboratórios do IFRN, a fim de possibilitar que professor obtenha total controle de seu ambiente de trabalho, tais como climatização e multimídia. Com esta tecnologia a favor do docente, espera-se que haja, consequentemente, uma elevação nos índices de qualidade e eficácia de suas aulas teóricas e práticas.

[pic 5][pic 6]

X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2015        Página 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (5.4 Mb)   docx (5.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com