TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ROBOTICA COM ARDUINO

Por:   •  27/5/2019  •  Artigo  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

CONTROLE DE TEMPERATURA VIA ARDUINO

Magno de Jesus Nobre

Wallace Nascimento de Mendonsa

magnojnobre@gmail.com

wallace_mendonsa07@hotmail.com

Robótica Educacional – Kennedy Morais Fernandes

Resumo

atualmente a tecnologia está em constante desenvolvimento e diretamente ligada em nossas vidas, facilitando em diversos aspectos, esse artigo é mais uma ideia de aprimoramento de tecnologias eletrônicas com o intuito de automatizar e reduzir custos utilizando uma ferramenta multiuso e barata, o arduino. o Controle de Temperatura de Ambiente é um sistema muito simples que pode resolver ou auxiliar diversas situações na área industrial.

Palavra chave : Temperatura, controle e Arduino.

Introdução

O Controle de Temperatura de Ambiente(CTA) foi desenvolvido pelos alunos de licenciatura em matemática e computação e suas tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com o intuito de  otimizar e economizar o trabalho de comerciantes, fazendeiros, entre outros, com um sistema de controle de temperatura de ambiente. Nos tempos atuais a indústria está cada vez mais avançada e com a produção em massa e em algumas áreas surge uma necessidade de controle de temperatura de ambiente, para que ele possa alertar sobres  temperaturas elevadas ou muito baixas e controlar automaticamente mecanismos que a regulam, para evitar o superaquecimento e resfriamento de locais como nas granjas,por exemplo.

Descrição do “Problema”

Devido a milhares de frangos ficarem juntos em áreas com um pequeno espaço, ocorre um grande aumento da temperatura, surgindo um problema pois há uma necessidade de controlar a temperatura ambiente para que os animais possam se alimentar melhor e evitar a morte por hipertermia e hipotermia, o ambiente deve permanecer entre 21 e 23 graus, e para os pintinhos por serem muito novos ficam na temperatura ambiente entre 31 a 33 graus, pois ajuda no crescimento e na engorda dos mesmos. Geralmente são utilizados grandes ventiladores que ligam de tempos em tempos para a refrigeração do ambiente, resultando em ambiente sem um controle exato da temperatura. De acordo com o site no Vale do Taquari, os municípios somaram mais de 400 mil mortes de frangos em apenas duas semanas, nos aviários da região.(WORDANIMALPROTECTION,2014).Com base neste problema, foi criado este projeto para que esses tipos de problemas de aquecimento sejam evitados e que os lugares tente comprar geradores para que não ocorram mais este tipo de problema.

Descrição do Projeto CTA no Arduino

O Arduino é um equipamento eletrônico para a criação de projetos ou aprimoramento de eletrônicos que solucionem ou otimizam determinadas necessidades,como por exemplo; com o mecanismo de um portão eletrônico notificar o dono toda vez que o portão foi aberto, utilizar auto-acendimento de luzes específicas pelo sensor de temporização, entre outras coisas. Utilizando uma linguagem de programação simples e fácil de aprender, o arduino é bastante acessível, necessitando apenas bastante atenção e criatividade.

 O CTA utiliza a placa arduino com vários sensores de temperatura que são colocados ao longo do ambiente conectado a uma tela LCD, um buzzer e uma luz LED com o intuito de alertar, caso tenha uma variação média ou grande na temperatura ambiente. O programa foi escrito de forma simples para que fosse facilmente compreendida e alterada para solucionar e se adequar a cada situação.

O projeto feito passo a passo:

foram utilizados:

 uma tela de LCD (16x2);

sensores de temperatura (foi utilizado aqui o LM35);

um potenciômetro 10k;

um buzzer;

um LED RGB;

vários jumpers;

A tela LCD foi conectado com as entradas digitais (12,11,5,4,3,2) da placa arduino, ligando o potenciômetro à tela,(essa tela é muito utilizada em eletronicos para mostrar dados que estão na placa arduino para os seres humanos de forma legível então há necessidade maior de atenção nas conexões dos jumpers pois qualquer conexão errada pode levar ao mau funcionamento ou dano na placa); [pic 1]

o sensor de temperatura com a parte lisa virada conforme a imagem ligado na entrada analogica 0(conexão com o pino do meio e ligado no 5 V), o buzzer na entrada digital 12 com o resistor;

[pic 2][pic 3]

 e o LED RGB nas entradas digitais com a cor azul no 8, verde no 9, vermelho 10 (o maior é o comum a todos a todas as cores e é conectado o ground).

[pic 4]

as conexões para a execução do CTA serão da seguinte forma:

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

Resultados e discussões

O resultado esperado é que o programa desenvolvido, dando uma informação um pouco mais exata, mostre a temperatura ambiente em tempo real na tela lcd , e caso haja uma variação muito grande na temperatura emita um alarme e alerte as pessoas que ali trabalham ou que se encontram no local para verificar se a algum problema para em algum pontos do local, tendo certos níveis: onde a luz azul com um som mais fraco é preocupante e precisa de atenção e a luz vermelha com um barulho mais forte necessita de urgência, o sistema pode ter alterações e ser aprimorado para ligamento e desligamento automático dos equipamento de resfriamento ou aquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (396.5 Kb)   docx (445.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com