TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arduinos

Por:   •  23/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

PROJETO INTEGRADO

São Paulo

2015


Nilo Cawã

Renan Camargo

Matheus Bonani

Renan Lopes

PROJETO INTEGRADO

Trabalho realizado como requisito parcial na obtenção de nota,

no curso de Engenharia de Controle e Automação na FMU.

Profº. Akira

São Paulo

2015


RESUMO

 Um pequeno grupo de estudantes de engenharia de controle e automação tem um projeto integrado para realizar, esse trabalho tornou-se muito interessante. Um pequeno projeto de um sistema automatizado como o sinal de transito (semáforo), pode ser feito através de uma placa de pequeno porte, mas com uma grade capacidade, conhecida como Arduino, com esse instrumento realizasse muita coisas, o poder de trabalho do Arduino e muito bom no mundo da automação, deixando sistemas automáticos. Esse hardware tem um sistema muito interessante, com ele dá para realiza coisas ligada inteiramente à automação, como citado no exemplo anterior, não só o semáforo mais coisa como iluminação controlada pele um aparelho celular. E entre outros sistemas interligados com a engenharia de controle e automação, o projeto do semáforo e simples mais já é um começo para quem esta iniciando na automação, com o Arduíno e as ferramentas necessárias para a execução do trabalho. Pode-se começar o projeto utilizando o hardware, o hardware necessita de algumas peças como luz de led vermelha verde e amarela, cabo USB, fios resistor 330R, protoboard 830 e um computador para fazer o programa e em seguida envia para o hardware, caso tenha um tipo de erro no programa feito, o Arduino identificar o problema com uma mensagem especificando em que precisa-se de ajustes. O hardware tem uma memória de armazenamento ajudando a proteger o programa, essa pequena placa pode ser alimentada pelo o computador quanto por uma bateria, esse projeto tem como objetivo mostra a capacidade do sistema de controle e automação. Seja em casa no trabalho, nas grandes e micro empresas a capacidade da engenharia, para elaboração de controle realizado através da criação humanas.

A seguir será descrito uma placa de pequeno porte, mas com uma grade capacidade conhecida como Arduíno. Ela tem uma grande capacidade de configuração e por isso é muito utilizado em diversos sistemas como, por exemplo, para a configuração de um semáforo, mas não se limitando ao tal. Uma das funções mais diferenciadas é a possibilidade de receber comandos ou enviar informações a um aparelho celular. Foi citado o exemplo do semáforo, pois ele é um dos inúmeros itens que representam a automação que está à nossa volta, mas não percebemos o quão importante ele é e também pelo fato dele não ser algo tão complicado de programar ou entender. Com o Arduíno pode-se facilmente executar a confecção de tais sistemas onde seriam necessárias somente algumas ferramentas adicionais. Este dispositivo funciona como o cérebro de um sistema onde, após ser configurado com uma lógica, receberá as informações coletadas pelos instrumentos distribuídos em campo ou pelas lógicas configuradas nele próprio e executará os comandos para atender aquilo que o programador entendeu como necessário para o atual conjunto de informações.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ARDUINOS        

2.1.        HARDWARE        

2.4.        HARDWARE OFICIAL        

2.6.        ACESSÓRIOS        

2.7.        CARACTERÍSTICAS        

3.        CONCLUSÃO        

4.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


  1. DEDICATORIA
  2. AGRADECIMENTOS
  3. EPIGRAFE
  4. RESUMO
  5. INTRODUÇÃO

A automação tem como finalidade fazer com que sistemas funcionem com a menor intervenção externa possível. Não percebemos, mas ela está presente em nosso dia a dia nas casas, nas empresas, no trânsito e em muitos outros lugares. A automação tem o intuito principal de facilitar a vida das pessoas. A engenharia de automação permite criar sistemas que empregam processos automáticos capazes de comandar e controlar os mecanismos para seu próprio funcionamento. Identifica-se como um dos benefícios a capacidade de criar comodidade, facilidade e agilidade na execução de determinadas tarefas, proporcionando que as mesmas sejam efetuadas com maior qualidade e em menor tempo, além de reduzir custos e o esforço humano.

O objetivo deste projeto, além de agregar conhecimento, é explorar uma das diversas aplicações da placa arduino e usar a linguagem de programação em C, aprendido em sala de aula no semestre vigente; Montagem de um carro segue faixa, inserindo uma programação inteligente para seu funcionamento.        A estruturação do grupo, de forma direta, se resume em buscar integrar todos em todas as implicações, assim exigindo o melhor de cada integrante em todo o andamento do projeto.

  1. CRONOGRAMA
  1. ROBOTICA
  2. MICROCONTROLADORES
  3. ARDUINOS

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas, qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos, ou mesmo instituições de ensino. A forma como cada usuário irá usar o Arduino depende muito mais da sua criatividade do que de limitações técnicas ou de conhecimento em eletrônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com