TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armas Nucleares

Ensaios: Armas Nucleares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

ARMAS NUCLEARES

Armas cujo efeito destruidor é baseado na radioatividade, propriedade de certos elementos químicos de emitir partículas ou radiação eletromagnética como resultado da instabilidade de seus núcleos. O que torna essas armas especiais é a enorme concentração de energia em pequenos volumes, que pode ser liberada com efeitos devastadores. Para medir a capacidade de uma arma nuclear são usados os termos "quiloton" e "megaton". Um quiloton equivale à explosão de 1.000 t de TNT (nitroglicerina); 1 megaton equivale a 1.000.000 t.

As armas nucleares são de dois tipos básicos: a bomba atômica ou a bomba de hidrogênio (bomba H). A bomba atômica baseia-se na fissão de núcleos atômicos, processo que consiste em "quebrar" núcleos de átomos pesados e instáveis, como o urânio-235, lançando contra eles partículas atômicas chamadas de nêutrons. Já a bomba H se fundamenta na fusão de núcleos de átomos leves, como o hidrogênio. Para obter a fusão, ou seja, a união dos núcleos dos átomos é necessária uma quantidade muito grande de energia, que é obtida pela explosão de uma bomba atômica. O resultado é uma bomba mais poderosa.

Variação da bomba de hidrogênio, a bomba de nêutrons, também baseada na fusão de átomos, privilegia a emissão de radiação por meio de nêutrons rápidos e letais.

As bombas nucleares - ou ogivas nucleares - são arremessadas do ar por aviões tripulados, na forma de bombas de queda livre, mísseis de curto alcance ou mísseis de cruzeiro. Em caso de lançamentos a partir da terra usam-se mísseis balísticos intercontinentais ICBM, IRBM e MRBM e a partir de submarinos, mísseis balísticos SLBM.

PARA UMA OGIVA DE UM MEGATON - EFEITOS:

a) NO PONTO DE IMPACTO: Cratera de 100 metros de profundidade e 300 metros de largura. Temperatura de 3 milhões de graus centígrados. Evaporação até mesmo de rochas. Evaporação instantânea de qualquer ser vivo, sem sequer deixar vestígios de carbonização.

b) NUM RAIO DE 10 A KM: Destruição total de qualquer estrutura ou edificação, mesmo as de concreto sólido, das quais restarão apenas os ferros retorcidos das fundações e de algumas pilastras. Incineração instantânea de qualquer ser vivo, restando inteiras apenas algumas partes, totalmente carbonizadas.

c) ENTRE 10 de 30 KM: Algumas construções em concreto ficam de pé, mas com fortes danos. Destruição total de casas e edificações comuns de tijolos e alvenaria, restando apenas algumas ruínas. Combustão instantânea de estruturas de madeira. Morte instantânea ou em minutos de seres vivos, por queimaduras fortíssimas, a pele se retorce e se descola dos músculos, como torresmo.

d) ENTRE 30 E 60 KM: Construções em concreto ficam de pé, sem danos estruturais. Casa e edificações comuns com danos variáveis entre fortes e médias. Vastos incêndios nas estruturas de madeira. Seres vivos sofrem queimaduras de 1º e 2º graus, e são cegadas instantaneamente pelo clarão. Sobrevivem por horas ou dias, mas agonizam e morrem por radiação, sangrando em hemorragia incontrolável. Equipes de socorro morrerão posteriormente de câncer, pela radiação direta presente.

e) ENTRE 60 e 90 KM: Estruturas sofrem pouco, apenas vidraças quebradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com