TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armas Nucleares e o Mundo atual

Por:   •  28/3/2016  •  Seminário  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

A Problemática das Armas Nucleares

      Foi em 6 de agosto de 1945, que o mundo se viu entrando em uma nova era. Uma era em que o poderio de uma nação não mais seria meramente calculado pelo numero de soldados e armas de combate que ele possui, mas sim pelo tamanho de seu arsenal nuclear. Apesar de hoje já ser concebido o conceito de dissuasão nuclear, este foi elaborado posteriormente.

     O programa nuclear norte-americano foi criado a partir de uma preocupação com o programa alemão durante a segunda guerra nuclear. Einstein, apresentando o poder de destruição de uma arma atômica, fez com que as atenções americanas fossem voltadas para o projeto Manhattan na forma de investimento pesado, ação que não foi feita pelos nazistas apesar deles possuírem grande fonte intelectual em sua equipe.

O governo americano decidiu fazer o ataque a Hiroshima para tentar convencer os japoneses a se renderem e também para evitar o avanço da União Soviética,vista desde então como a eventual rival hegemônica no cenário internacional.

No inicio, a estratégia por trás da arma nuclear era a de conseguir provocar uma ruptura na capacidade da outra nação guerrear, sua destruição as raízes do poder como industrias e cidades enfraquecia o inimigo sem precisar de grandes vitorias no front da guerra.

Com a criação de um arsenal atômico tanto dos EUA quanto da URSS, começou a se notar que a arma nuclear apesar de primariamente pretendida como uma maneira de ajudar a ganhar uma guerra, acabou fazendo com que a guerra seja algo proibido entre as potencias nucleares. O balanço de custo-benefício, feito pelas nações antes de entrar em confronto se tornam impraticas, uma vez que a destruição de ambos é assegurada. Nas palavras de Churchill “Na era nuclear, a segurança será o filho robusto do terror, e a sobrevivência a Irma gêmea da aniquilação.”

Apesar de terem se tornados potenciam nuclear, tanto os EUA quanto a URSS, começaram a se preocupar com outras nações possuindo este poderio. O fator “n+1” foi quantificado para demonstrar esta tentativa. Com as nações da Franca, Grã-Bretanha e China adquirindo sua tecnologia nuclear, o Tratado de Não Proliferação foi feito pelas potencias a fim de tentar fechar a porta do clube nuclear.

Este tratado apesar de ser uma desigualdade de direitos, foi assinado por diversos países mas não todos, países como Argentina Brasil, Índia, Paquistão, Israel e África do Sul, reservaram seus direitos a buscar esta tecnologia. Eventualmente com a redemocratização do Brasil e da Argentina, ambos os países desistiram de seu programa nuclear e ratificaram ao TNP. A África do Sul, Índia,, Paquistão e Israel conseguiram adquirir armas nucleares, apesar do caso da África do Sul, após o apartheid suas ogivas nucleares foram desmanteladas e seu programa cancelado. Já Israel, Índia, e Paquistão conseguiram estabelecer sua tecnologia nuclear e mesmo não assinando o TNP são reconhecidas como tal.

Nos anos 90, 3 problemas viriam a tona a respeito da proliferação nuclear: a Guerra do golfo, a desintegração da URSS e a prorrogação do TNP. Quando a URSS foi desmantelada, quatro nações (Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e Bielorússia) possuíam silos nucleares soviéticos. Após negociações este países aceitaram entregar suas ogivas nucleares a Rússia e assinar o TNP em troca de apoio econômico internacional. A guerra do golfo fez entrar em questão a eficácia da TNP uma vez que foi comprovado que o Iraque, mesmo possuindo um compromisso de não proliferação, estava clandestinamente com um projeto de fabricação de armas nucleares. Com esta situação, o TNP passou a ter uma função de fiscalização pesada as nações que ratificam o seu tratado para dificultar os programas clandestinos. Quando o tratado foi criado ele possuía uma validade de apenas 25 anos e com a chegada desta validade, as nações nucleares utilizaram de forte exercício diplomático para ratificar um novo tratado, este com data indefinida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com