TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Bioclimática

Artigos Científicos: Arquitetura Bioclimática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 4

Arquitetura Bioclimática

Grande parte de nossas vidas passamos em locais edificados, esses edifícios são espaços construídos cuja funcionalidade é o atendimento às necessidades humanas, assim é necessário que estes locais proporcionem uma sensação de conforto. As principais formas de conforto no ambiente construído são: Conforto Térmico; Acústico; Lumínico e Ergonômico.

Qualidade de vida é o que queremos encontrar em nossas casas, locais de trabalho e de encontros sociais; e buscando esse conforto ambiental é que foram e continuam sendo criadas novas tecnologias. Infelizmente, muitas dessas tecnologias solucionam os desafios do conforto com produtos de alto impacto ambiental, elevado custo energético e financeiro, ou até mesmo, com produtos e técnicas insalubres. Podemos tomar como exemplo um edifício cuja fachada seja toda resvestida com vidros e receba sol a tarde inteira. Para tornar o ambiente confortavel térmicamente, será necessário o uso do ar condicionado durante muito tempo e em potência alta, o que acarreta em grandes desperdícios de energia elétrica.

Entretanto, hoje no atual cenário sócio-econômico-ambiental em que vivemos, se faz necessário buscarmos formas alternativas que não tenham grande impacto ambiental além de utilizer pouca energia. Dentro dessa questão podemos tomar como exemplo o reaproveitamento da água da chuva. Reutilizando-se a água da chuva, podemos economizar até 30% da água pública tratada. Entretanto todo o sistema de captação de água da chuva tem que ser minuciosamente estudado, pois fatores externos podem comprometer a salubridade da água. No Brasil a captação da água da chuva é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desde 2007, entretando muitos profissionais não conhecem a norma que rege esse sistema que muito contribuí financeira e ecológicamente.

A Arquitetura Bioclimática tem como definição: “[…] estudo que busca a harmonização das construções ao clima e características locais. Manipula o desenho e elementos arquitetônicos a fim de otimizar as relações entre homem e natureza, tanto no que diz respeito à redução de impactos ambientais quanto à melhoria das condições de vida humana, conforto e racionalização do consumo energético.” Adonis Arantes de Souza

Utilizando os conhecimentos e técnicas da arquitetura bioclimática é possível fazer um projeto tão bem feito ao ponto do edifício não ganhar nem perder calor desencessáriamente, sendo assim confortável tanto no verão quanto no inverno. Logo se faz dispensável o uso de sistemas artificiais como ar condicionado e luz artificial para conseguir temperature e iluminação saudáveis e agradáveis. A arquitetura bioclimática responde de maneira integral ao nosso atual cenário sócio-ambiental pregando a racionalização do consume energético.

A partir dos projetos, a arquitetura e os profissionais envolvidos em todo o ciclo de vida das edificações devem contribuir na construção de uma sociedade mais sustentável. A sustentabilidade na construção passa por um bom projeto arquitetônico bioclimatico, mas por que as técnicas não são aplicadas de maneira mais democrática se trazem tantos benefícios? Algumas razões podem ajudar a entender e, quem sabe, modificar esse cenário. Uma delas é a padronização de sistemas, produtos, desenhos e soluções; ou ainda, os conceitos de ‘moda’ no segmento da construção colocando critérios estéticos como prioridade, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com