TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Do SAP1

Pesquisas Acadêmicas: Arquitetura Do SAP1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Fonte: Faça um resumo das principais vantagens de cada um dos métodos apresentados. Após realizar esse resumo, escolha dois deles e liste as principais diferenças entre eles.

Avaliação Heurística: Esse método pode ser aplicado por um pequeno grupo de avaliadores (geralmente cinco), por isso é considerado rápido e barato, logo no início do ciclo de desenvolvimento, por exemplo, no protótipo em papel.

Percurso Cognitivo: O profissional precisa simular passo a passo o comportamento de um determinado usuário em uma tarefa, por isso ele precisa conhecer bem quem é o usuário, as suas características, as habilidades e as deficiências, pois diante de uma determinada interface, ele tentará executar uma determinada tarefa como se fosse o usuário.

Checklist: É avaliação da interface para observar se ela está, ou não, em conformidade com tais itens.

Teste de Usabilidade: Observar o usuário executando alguma(s) atividade(s) em um determinado sistema. Entretanto, ele tem que ter um objetivo definido, pois, durante o teste, tudo pode acontecer, e é necessário, desde o início, saber o que se quer observar para poder prestar mais atenção ao que interessa.

Percurso Pluralístico: O método funciona da seguinte maneira: existe uma sequência de telas e, ao observá-las, os usuários, escrevem ou falam quais seriam as ações necessárias para executar uma determinada tarefa, definida por projetista ou por um profissional em IHC. Em seguida, há uma troca de informações sobre o que o usuário falou e o que o projetista planejou com aquelas telas.

GOMS - Goals (Objetivos), Operators (Operadores), Methods (Métodos) e Selection rules (Regras de seleção): Ele estipula um tempo possível para que um usuário possa tomar uma decisão, como, por exemplo, pensar em clicar num botão, encontrar um botão, arrastar o mouse, clicar em um botão etc. É definido um operador para cada passo que o usuário precisa fazer para realizar uma ação e a cada operador é atribuído um valor, assim, o tempo de cada ação pode ser calculado por meio da soma dos valores atribuídos a cada operador necessário para executar a ação.

Questionários: trata-se de um conjunto de questões apresentados aos usuários (podem ser de múltipla escolha). Por meio desse método é possível identificar facilmente as preferências, as satisfações e as ansiedades dos usuários.

Características Heurística e Checklist.

Método Heurística Checklist

Visibilidade do Sistema Projete um sistema que informe e conduza o usuário na interação

Correspondência entre o sistema e o mundo real Certifique-se de que a distribuição espacial dos itens nas telas conduz os usuários na interação.

Controle e liberdade do usuário Use os formatos dos itens como meio de transmitir associações e diferenças.

Consistência e padronização Forneça feedback imediato e de qualidade às ações do usuário.

Prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com