TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Risc E Cisc

Artigo: Arquitetura Risc E Cisc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura risc e cisc

A linguagem de máquina de um computador é a linguagem de programação que é realmente entendida pelo processador. Cada processador possui um conjunto definido de instruções de máquina, definido por seu fabricante. As instruções de maquinas fazem referencia a detalhes, como registradores, modo de endereçamento e tipos de dados, que caracterizam um processador e suas funcionalidades. Arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer) Ela se caracteriza pela redução do tempo médio das instruções de máquina, o número de ciclos por instrução também diminui, porém o número de instruções executadas por programa aumenta. Cada instrução executa apenas uma operação, que são todas do mesmo tamanho, tem poucos formatos, e todas as operações aritméticas devem ser executadas entre registradores. Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzidas, as instruções são executadas pelo hardware. Ex. de processadores de Risc SPARC (Sun),RS-6000(IBM),PA-RISC(HP),Alpha AXP(Compaq) e Rx000(MIPS). Arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computers) é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os VAX (DEC), Pentium (Intel)

Arquitetura RISC

 Poucas instruções,

 Instruções executadas pelo hardware,

 Instruções com formato fixo,

 Instruções utilizam poucos ciclos de máquina,

 Instruções com poucos modos de endereçamento,

 Arquitetura com muitos registradores

 Arquitetura pipeling

Arquitetura CISC

 Muitas instruções

 Instruções executadas por microcodigos

 Instruções com diversos formatos

 Instruções utilizam múltiplos ciclos

 Instruções com diversos modos de endereçamento

 Arquitetura com pouco registradores

 Pouco uso de pipelining

Memória Secundaria A Memória secundária é um meio permanente Isto é não volátil usada para armazenar grande quantidade de dados, que não são perdidos com a falta de energia O seu acesso é lento, porem seu custo e baixo e sua capacidade de armazenamento e superior. . Exemplo de memória secundaria: CD-ROM, DVD, Memória USB Flash Drive, etc.

Análise de desempenho

O desempenho de um processador pode ser avaliado pela comparação dos tempos que processadores distintos levam para executar um mesmo programa. Esse tempo é denominado tempo de UCP, que leva em consideração apena o tempo para executar instruções do processador.

Para avaliar o desempenho do processador diverso dado devem ser considerados entre as quais o intervalo de tempo entre os pulsos de um sinal de clock conhecido como ciclo de clock

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »