TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Química - Propriedades Redutoras Dos Metais

Artigo: Artigo De Química - Propriedades Redutoras Dos Metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 5

PROPRIEDADES PERIÓDICAS

Caio Vinícius

Edson Silva

Jefferson Fontoura

Juliana Gabriela

Maria Kelly Pastor Mota

Menandro

RESUMO

Este trabalho consiste em demonstrar de forma clara e sucinta a caracterização do processo experimental que engloba as propriedades redutoras dos metais: sódio, magnésio e alumínio, bem como a obtenção do iodo e do bromo através da oxidação. O experimento resultou na formação de reações, como a mudança da temperatura e da coloração das substâncias.

Palavras-chave: Experimento, Redução e Oxidação.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidade, analisar a natureza redutora de elementos do mesmo período por meio de experimentos, utilizando-se de amostras como o Sódio (Na), Magnésio (Mg) e Alumínio (Al). Bem como analisar o caráter oxidante dos halogênios, tendo como obtenção o Bromo (Br) e Iodo (I), identificando a funcionalidade das substâncias com o uso do indicador ácido – base a Fenolftaleína.

Apresentando-se métodos de elaboração, técnicas, experimentos e resultados, com base no Manual de Práticas de Química Geral da UNIFACS. Objetivando a formação de reações, como a liberação de calor, formação de óxidos, bem como a mudança de cor nas substâncias.

Nas propriedades redutoras ocorre pela habilidade que um elemento apresenta em ceder elétrons, ou seja, sofrer oxidação provocando a redução para outra espécie. O caráter oxidante se dá pela habilidade que um elemento apresenta de receber elétrons, isto é, sofrendo redução na receptividade de elétrons causando assim a oxidação de outra espécie.

Assim, este experimento visa mostrar a capacidade dos elementos em ceder ou receber elétrons, demonstrando assim, as forças redutora e oxidante de alguns elementos químicos, pondo em evidência as mudanças nas suas estruturas eletrônicas.

EXPERIMENTAL

Parte I – Propriedades redutoras dos metais

a) Sódio

1 - Em uma cápsula de porcelana, colocou-se 10 mL de água destilada e 2 gotas de fenolftaleína. Observou-se a coloração da fenolftaleína na água.

2 – Utilizando uma pinça, foi retirado um pequeno pedaço de sódio metálico do recipiente e com uma espátula, cortou-se um pequeno fragmento de sódio metálico (tamanho de uma cabeça de fósforo).

3 – Adicionou-se o pequeno fragmento do sódio na cápsula de porcelana e observou-se a coloração da solução.

b) Magnésio

1 – Em um tubo de ensaio, colocou-se 2 mL de água destilada e 3 gotas

de fenolftaleína. Observou-se a coloração da fenolftaleína na água.

2 – Adicionou-se um pedaço de fita de magnésio previamente lixada. Observou-se a reação depois de 5 minutos.

c) Alumínio

1 – Em um tubo de ensaio, colocou-se 2 mL de água destilada e 3 gotas

de fenolftaleína. Observou-se a coloração da fenolftaleína na água.

2 – Adicionou-se um pedaço de alumínio. Após 5 minutos, observou-se a reação.

Parte II - Caráter oxidante dos halogênios

a) Obtenção do bromo

1. Em um tubo de ensaio, foi adicionado 2mL de uma solução de brometo de potássio(KBr) 0,1Mol/L. Em seguida, adicionou-se 1mL de clorofórmio, ao mesmo tubo de ensaio e a mistura foi agitada.

2. Adicionou-se ao tubo contendo a mistura, 2 mL de ácido clorídrico (HCl) 1,0 Mol/L. Em seguida adicionou-se 3 gotas de uma solução de hipoclorito de sódio (NaClO) (2 % à 2,5 % p/p cloro ativo), agitou-se a mistura e observou-se.

b) Obtenção do Iodo

1. Em um tubo de ensaio, foi adicionado 2mL de uma solução de iodeto de potássio (KI) 0.1Mol/L. Em seguida adicionou-se 1mL de clorofórmio , ao mesmo tubo de ensaio e agitou-se a mistura.

2. Adicionou-se ao tubo contendo a mistura, 2mL de ácido clorídrico (HCl) 1,0 Mol/L. Em seguida adicionou-se 3 gotas de uma solução de hipoclorito de sódio (NaClO) (2% à 2,5% p/p cloro ativo). Agitou-se a mistura e observou-se.

MATERIAIS E REAGENTES:

Vidrarias e Diversos: Cápsula de porcelana, tubo de ensaio, pinça, pisseta contendo água destilada e espátula.

Soluções e Reagentes: Sódio metálico, fita de magnésio, alumínio, solução de fenolftaleína, brometo de potássio(KBr) 0,1Mol/L, clorofórmio, ácido clorídrico (HCl) 1,0 Mol/L, hipoclorito de sódio (NaClO) (2 % à 2,5 % p/p cloro ativo), iodeto de potássio (KI) 0.1Mol/L.

Representação dos materiais e reagentes ilustrados nas figuras abaixo:

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em uma cápsula de porcelana foi colocado água e gotas de fenolftaleína

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com