TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 2

Prática 1

Estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos

  1. O lítio é o metal alcalino mais duro porque possui menor raio atômico. Dessa forma sua estrutura cristalina tem menos espaços vazios e maior compactação que os demais metais alcalinos.
  2. A região exposta dos metais apresenta uma coloração esbranquiçada devido à formação de óxidos e hidróxidos pela ação do oxigênio e da umidade do ar, respectivamente.
  3. A formação de uma substância básica foi identificada pela cor rosa após a adição da fenolftaleína; houve formação de um gás explosivo que foi indicada pela intensificação da chama. Assim, a equação que descreve a reação é

[pic 1]


[pic 2]

[pic 3]

  1. A reação do sódio com água provoca uma explosão mais intensa, uma vez que tal reação é mais exotérmica, liberando mais calor e acelerando a liberação de H2. Além disso, o sódio apresenta menor energia de ionização em relação ao lítio; logo, o sódio é mais reativo que o lítio.

 
[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

  1. Energia de ionização: energia necessária para remover um elétron da camada mais externa da espécie. É medida em elétron-volts (eV) ou quilojoule por mol (kJ/mol).        
    Potencial padrão de redução: medida eletroquímica da tendência da espécie de adquirir elétrons e portanto, ser reduzida, em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio. O valor é medido em volts (V) ou milivolts (mV).

O quadro 1.3 não dá informação sobre a reatividade dos compostos. Foi observada a seguinte ordem de reatividade:        
[pic 7]

  1. Por apresentar menor energia de ionização que os demais, o potássio é mais reativo em reação em que a espécie se torna um cátion. O lítio, por outro lado, tem a menor energia de ionização é o menos reativo.

Todos os metais alcalinos utilizados reagiram mais fortemente com a água. Isso ocorreu porque a reatividade dos metais alcalinos está relacionada com a acidez do solvente, já que a reação ocorre entre o metal e o próton:
[pic 8]


  1. A constante de autodissociação da água é 100 vezes maior que a do etanol (K
    w água= 10-14 ; Kw etanol = 10-16) e por isso a concentração hidrogeniônica em meio aquoso é dez vezes maior que em meio alcoólico. Dessa forma, a cinética é mais rápida no primeiro (água) que no segundo (etanol).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com